Do Micro Ao Macro

Empreendedor brasileiro lidera uso de redes sociais e mira tecnologias digitais

Pesquisa GEM 2024, realizada no Brasil com apoio do Sebrae, mostra que 89% dos empreendedores usam redes sociais nos negócios

Empreendedor brasileiro lidera uso de redes sociais e mira tecnologias digitais
Empreendedor brasileiro lidera uso de redes sociais e mira tecnologias digitais
Apoie Siga-nos no

Entre 51 países pesquisados, o Brasil ocupa a liderança no uso de redes sociais para negócios, citado por 89% dos empreendedores. Ferramentas de análise de dados também aparecem em destaque, com 71% de adesão.

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, 80% dos Empreendedores Iniciais no Brasil pretendem ampliar o uso de tecnologias digitais nos próximos seis meses. Além disso, 60% planejam utilizar inteligência artificial e 69% apostam em computação em nuvem como estratégias para melhorar a gestão da empresa.

Relevância do estudo

A GEM é considerada a principal pesquisa internacional sobre empreendedorismo e acompanha a evolução do setor em mais de 50 países. No Brasil, a iniciativa é realizada com apoio do Sebrae e aponta fatores que estimulam ou limitam o desenvolvimento de novos negócios.

“O avanço das plataformas precisa estar integrado comercialmente, criando um ambiente favorável para os pequenos negócios. Quando a pequena economia entra na digitalização e na inovação, surgem mais oportunidades, empregos e renda”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

Dados e finanças

Segundo Lima, a análise de dados é decisiva para a saúde financeira das empresas. “Um empreendimento não sobrevive a longo prazo sem equilíbrio no fluxo de caixa e nos investimentos de curto, médio e longo prazo. A informatização permite melhor controle das informações, especialmente as financeiras”, explica.

Ele destaca que a inteligência artificial pode apoiar esse processo. “É necessário ter previsão de recursos, onde aplicá-los e como distribuí-los ao longo do tempo. A gestão financeira ganha muito com análise de dados”, reforça.

Seminário online

Os resultados da pesquisa serão detalhados no seminário “Inteligência Artificial e os Pequenos Negócios”, marcado para 11 de setembro, às 9h, em formato gratuito e online. O evento terá a participação de especialistas do Sebrae, Anegepe, Google e Gartner.

A programação inclui quatro palestras do Sebrae, além de apresentações de representantes do Google e do Gartner. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no site, com emissão de certificado.

Programação

  • 9h | Abertura

  • 9h10 | Palestra: “Inteligência Artificial na Pesquisa GEM 24-25” — Marco Aurélio Bedê (Sebrae)

  • 9h40 | Palestra: “Tendências de IA para Pequenos Negócios” — Alexandre Nunes (Gartner Group)

  • 10h15 | Palestra: “Aplicações práticas de IA para Pequenos Negócios” — Eitan Blanche (Google)

  • 11h15 | Palestra: “IA no Data Sebrae” — Caroline Moraes da Cruz

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo