Do Micro Ao Macro
Em agosto, pequenos negócios geraram sete em cada dez empregos no país
Levantamento do Sebrae aponta ainda o setor de Serviços como grande empregador, com mais de 78 mil vagas preenchidas


As micro e pequenas empresas (MPE) continuam sendo as maiores geradoras de empregos no país. No oitavo mês do ano, as MPE abriram mais de 167,6 mil postos de trabalho, o que representa 72,1% do total de vagas criadas (232.513). Esses dados foram divulgados pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Ao longo de 2024, os pequenos negócios já respondem por mais de 62% das contratações. O setor de Serviços se mantém na liderança, com mais de 78 mil vagas preenchidas. Logo depois, aparecem o Comércio, com 43.105 vagas, e a Indústria da Transformação, com 22.936 vagas preenchidas.
Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o Brasil praticamente atingiu o pleno emprego, superando obstáculos à inclusão do povo brasileiro. Ele ressalta que isso só foi possível com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice Geraldo Alckmin. “Deixamos o atraso para trás. Esse avanço impacta profundamente a vida no nosso país. A inclusão, com a ideia de colocar o povo no orçamento, reflete no crescimento do Brasil”, comenta.
Décio Lima também destaca o sucesso das micro e pequenas empresas na geração de empregos. Ele ressalta que 72% das vagas criadas em agosto vieram desses pequenos negócios. “São trabalhadores e trabalhadoras que se levantam todos os dias e nunca desistem. Eles estão, nesse momento, participando dos processos de inclusão e contribuindo com entusiasmo para a economia brasileira”, afirmou.
Compre do Pequeno
No mês em que se celebra o Dia da Micro e Pequena Empresa, em 5 de outubro, o Sebrae promove uma grande mobilização. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância dos pequenos negócios para a economia e para a vida da população. O movimento “Compre do Pequeno” busca incentivar o consumo consciente, priorizando as micro e pequenas empresas nas compras.
O Sebrae acredita que, ao fazer isso, cada brasileiro contribui para movimentar a economia, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento sustentável em pequenas comunidades.
“São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam todos os dias em busca de sustento e fazem a economia girar. Com isso, movimentam bairros, cidades e até o país. Eles geram emprego, renda e inclusão. Esses pequenos negócios representam 95% das empresas brasileiras. São essenciais, lutando ao longo do ano por uma vida melhor”, enfatiza Décio Lima. Por isso, o Sebrae escolheu outubro para conscientizar os brasileiros sobre a importância de valorizar os pequenos negócios”, conclui.
Com: Agência Sebrae
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.