Do Micro Ao Macro
Edtech brasileira lança plataforma com planos de aula personalizados por IA
Nova versão do sistema automatiza o planejamento pedagógico com base em dados individuais de aprendizagem


A edtech brasileira Innyx apresentou durante a Bett Brasil 2025 sua nova plataforma de gestão de aprendizagem, a Plural+, desenvolvida para automatizar a criação de planos de aula adaptados ao perfil de cada estudante.
A ferramenta utiliza inteligência artificial para apoiar professores no planejamento pedagógico, com propostas baseadas em dados de desempenho, estilo de aprendizagem e ritmo individual de assimilação dos conteúdos.
Com isso, a empresa aposta em um modelo de ensino personalizado, ajustado a diferentes necessidades cognitivas e contextos educacionais.
Sistema considera estilo, tempo e dificuldades de cada aluno
De acordo com a Innyx, a inteligência artificial da plataforma atua sobre três dimensões principais:
-
o estilo de aprendizagem do estudante (visual, auditivo, cinestésico ou misto),
-
o tempo estimado para assimilação do conteúdo,
-
e a identificação de eventuais dificuldades cognitivas ou pedagógicas.
A partir dessas variáveis, o sistema gera sugestões de atividades, estratégias compensatórias e recursos pedagógicos multimodais.
O professor pode editar, reorganizar ou substituir qualquer parte do plano sugerido, garantindo controle total sobre o conteúdo e a metodologia.
Recursos incluem vídeos, podcasts e atividades práticas
Os planos de aula produzidos pela Plural+ podem incorporar diferentes formatos, como infográficos, vídeos, mapas mentais, podcasts e instruções narradas.
Além disso, há a possibilidade de incluir simulações, dinâmicas em grupo e outras atividades práticas.
A plataforma também permite a integração de instrumentos de avaliação diagnóstica e formativa, possibilitando o acompanhamento contínuo do progresso dos alunos.
Painel individual facilita acompanhamento da aprendizagem
Outro recurso destacado é o painel individual por aluno, que oferece ao professor dados em tempo real sobre o desempenho de cada estudante.
Essas informações ajudam a avaliar a eficácia dos recursos aplicados e permitem ajustes rápidos nos planos de aula.
Com essa funcionalidade, a plataforma reforça a proposta de ciclos contínuos entre ensino, avaliação e planejamento pedagógico.
Solução busca equilibrar personalização e eficiência
A proposta da Innyx é oferecer uma tecnologia que otimize o tempo dos educadores e ao mesmo tempo permita maior personalização do ensino.
Segundo Adler Ismerim, CEO da empresa, “com a Plural+, queremos dar ao professor o poder de adaptar o ensino à realidade de cada aluno, com agilidade, inteligência e profundidade pedagógica”.
A solução visa automatizar parte da diferenciação pedagógica, promovendo experiências educacionais mais alinhadas às necessidades individuais dos estudantes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.