Do Micro Ao Macro

É possível sua pequena empresa ter alta performance nos negócios com ferramentas de baixo custo?

Especialista em e-commerce diz que presença online se faz mais necessária para marcas; investir nas soluções pode ser determinante

É possível sua pequena empresa ter alta performance nos negócios com ferramentas de baixo custo?
É possível sua pequena empresa ter alta performance nos negócios com ferramentas de baixo custo?
É possível sua pequena empresa ter alta performance nos negócios com ferramentas de baixo custo?
Apoie Siga-nos no

Pequenas e grandes empresas estão adotando tecnologias para maximizar seus negócios. Empresas menores, no entanto, muitas vezes hesitam em investir, preocupadas com desempenho e orçamento.

Mesmo assim, uma pesquisa do Slack mostrou que 43% das pequenas empresas buscam novas ferramentas tecnológicas para aumentar a produtividade e eficiência.

Com o crescimento do e-commerce e a competitividade online, esse esforço se torna urgente para empresas se destacarem. Mas é possível melhorar a performance com poucos recursos? Para Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, a resposta é sim.

Avaliação antes de investir

Investir em presença online é necessário e acessível. Porém, antes de aderir a qualquer ferramenta, avalie a compatibilidade com seu produto, a mão de obra disponível, o orçamento e os resultados esperados.

Entender as tendências do mercado é importante, mas nem toda estratégia que funciona para um concorrente funcionará para todos.

Inteligência artificial

A IA está em crescimento global e deve chegar a US$ 1,3 trilhão em 2032, segundo a BlackRock.

No e-commerce, a IA automatiza processos, melhora a interação com clientes e analisa dados para oferecer promoções mais eficazes.

Também pode auxiliar na produção de conteúdo, com ferramentas como ChatGPT e Gemini disponíveis gratuitamente ou a preços acessíveis.

WhatsApp Business

Boa comunicação com o cliente é essencial para fidelização. O WhatsApp Business permite gerenciar várias conversas e interagir de maneira ágil e personalizada, melhorando a experiência de compra.

A ferramenta também envia mensagens automáticas, oferece catálogos de produtos, classifica contatos e até recebe pagamentos. O aplicativo é gratuito.

Serviços de nuvem

Ferramentas de nuvem auxiliam no armazenamento de dados de forma centralizada e colaborativa, trazendo praticidade e segurança.

As informações criptografadas estão menos suscetíveis a vazamentos, e o armazenamento online reduz o risco de perda por danos físicos.

Exemplos incluem Google Drive, One Drive, Dropbox e iCloud, com versões gratuitas e pagas, dependendo do espaço necessário.

Google Analytics

Essa ferramenta analisa a performance de sites e aplicativos, fornecendo dados sobre o comportamento dos usuários, tráfego e desempenho. Com essas informações, gestores podem traçar ações estratégicas mais direcionadas, entendendo gargalos e dificuldades para melhorar as vendas.

O Google Analytics é gratuito, com uma versão paga para empresas com grande volume de dados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo