Do Micro Ao Macro
Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino completa hoje 10 anos
Maioria dos novos negócios no país será liderada por mulheres, jovens e negras, aponta pesquisa


Nesta terça-feira (19), o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino completa dez anos. A data, criada pela ONU, celebra o avanço das mulheres no universo dos negócios.
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 54,6% dos brasileiros com intenção de empreender até 2026 são mulheres. Esse número mostra como elas têm se destacado no cenário empreendedor do país.
O estudo, conduzido pela Anegepe em parceria com o Sebrae, também aponta que a maioria dos novos negócios será formada por jovens de até 34 anos. Além disso, a predominância será de pessoas negras ou pardas.
Um exemplo dessa nova geração de empreendedoras é Diovanna Alves, de 28 anos, que mora no Rio Grande do Sul. Ela lidera um pequeno negócio de acessórios criativos e participará do Delas Summit, o maior evento de empreendedorismo feminino do Brasil.
Diovanna conta que equilibrar as demandas pessoais e profissionais é um dos grandes desafios de sua jornada. Segundo ela, seu principal objetivo é crescer e formar uma equipe composta por mulheres. A ideia é oferecer oportunidades a quem está começando no mercado de trabalho.
Impacto do empreendedorismo feminino no Brasil
Nos últimos anos, a presença das mulheres no mercado de empreendedorismo tem crescido significativamente. Segundo Geórgia Nunes, gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, um terço dos empreendedores no Brasil são mulheres.
Geórgia explica que o setor de serviços é onde elas mais se destacam. Além disso, o impacto das mulheres empreendedoras vai além dos números, já que geram empregos, ampliam a renda e movimentam a economia local.
Ela também destaca que o empreendedorismo feminino é uma ferramenta importante para promover inclusão e desenvolvimento social. Esse movimento beneficia tanto as empreendedoras quanto suas comunidades.
Delas Summit reúne milhares de participantes
A segunda edição do Delas Summit já conta com mais de 22 mil inscritos. O evento, que acontece em Florianópolis nos dias 21 e 22 de novembro, traz uma programação ampla para apoiar mulheres que empreendem ou desejam começar um negócio.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae, afirma que o Delas Summit é uma oportunidade única para gerar conexões e ampliar o conhecimento. Segundo ela, a troca de experiências fortalece a rede de empreendedorismo feminino no Brasil.
Margarete explica que o evento foi pensado para atender tanto as empreendedoras experientes quanto as iniciantes. Além disso, ela ressalta que o Sebrae levará ao encontro as melhores iniciativas para apoiar o crescimento e o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres.
Para inscrições, acesse o link.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.