Do Micro Ao Macro
Dia dos Pais: empreendedores que equilibraram negócios e relação pai e filho
Histórias de pais e filhos que uniram forças no empreendedorismo


Na vida, o primeiro aprendizado social acontece na família. Depois, desenvolvemos habilidades em vários ambientes, incluindo o trabalho. Alguns acabam voltando às origens, trabalhando com pais ou filhos. Equilibrar emoções é necessário para o sucesso conjunto. Em homenagem ao Dia dos Pais, separamos cinco histórias de pais e filhos que alcançaram conquistas através do empreendedorismo.
Carlos e Gabriel Alencastro
Carlos Alencastro (64) e seu filho Gabriel (34) decidiram investir juntos na rede Mais1.Café em 2022. Ambos são pilotos e, após uma visita de Gabriel a Curitiba, resolveram abrir uma franquia no centro do Rio de Janeiro.
Carlos divide seu tempo entre a aeronáutica e a administração da loja com Gabriel. “Nossa relação deve ser trabalhada diariamente para manter o profissionalismo e o carinho de pai e filho”, comenta Carlos.
Antônio Rufino e família
Antônio Rufino criou o Buteco Seu Rufino, uma rede de botecos no Rio de Janeiro, em 2016. Originário do Ceará, Antônio sempre foi apaixonado pela cultura dos botecos cariocas.
Com a pandemia, enfrentaram desafios, mas mantiveram as unidades em funcionamento. Em 2022, a rede foi adquirida pelo Grupo Impettus e entrou para o franchising em 2023.
“Oferecemos um atendimento de família para família, com culinária típica de boteco”, afirma a família.
Cláudio Roberto e Júlio César Ferreira
Cláudio Roberto Ferreira (69) viu seu filho Júlio César (33) deixar a carreira em TI para empreender junto com ele no market4u. Cláudio exigiu que Júlio passasse por todo o treinamento da rede em Curitiba.
Hoje, pai e filho possuem cinco unidades do market4u, faturando cerca de R$ 36 mil mensais. “Esse dinheiro ficará de herança para Júlio e seu filho”, comenta Cláudio.
Neimar Marcelo e Lara Venutto Pavan
Neimar Marcelo Pavan e sua esposa Eloana abriram a primeira franquia da Casa de Bolos em Franca, SP, em agosto de 2023.
A filha Lara, de 17 anos, sempre demonstrou interesse por gastronomia e ajudava na preparação dos bolos. Aos 16 anos, ela participou do treinamento da Casa de Bolos.
Com sucesso na primeira loja, abriram uma segunda, no modelo Express, com Lara à frente. “Sabemos que será a primeira de muitas para ela”, afirma Neimar.
André e Pedro Perroca
André Perroca (45) e seu filho Pedro (21) encontraram o bubble tea em um passeio no shopping e decidiram investir no negócio. Encantados pelo produto, procuraram a Bubble Mix e abriram uma franquia.
Pedro assumiu a operação da loja, enfrentando desafios e aprendendo com o trabalho. “Tivemos atritos, mas hoje ele agradece, porque aos 21 anos é dono do próprio negócio”, conta André.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.