Do Micro Ao Macro

Dia do Amigo: 6 conselhos que todo empresário poderia receber

Especialistas compartilham dicas que aprenderam em seus negócios, indo do uso estratégico da tecnologia à importância do networking e do treinamento

Dia do Amigo: 6 conselhos que todo empresário poderia receber
Dia do Amigo: 6 conselhos que todo empresário poderia receber
Pequenas empresas devem ‘salvar’ o ESG, afirma especialista
Apoie Siga-nos no

O Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, tem suas origens na Argentina, criado pelo professor Enrique Ernesto Febbraro. Sua ideia surgiu após a chegada do homem à lua em 1969, que ele viu como um momento para promover a amizade universal. Desde então, a data tem sido adotada em vários países.

Um levantamento recente, o Global Consumer Insights Pulse, de setembro de 2023, revelou que 31% dos brasileiros e 30% dos consumidores globais consultam familiares, amigos ou colegas antes de realizar uma compra.

Essa prática de buscar conselhos também se reflete no ambiente empresarial, onde a troca de ideias e experiências pode ser um fator importante para o sucesso.

Confira seis conselhos de especialistas que podem ajudar no gerenciamento de negócios:

Saiba onde aplicar tecnologia

Eduardo Freire, CEO da FWK Innovation Design, sugere analisar a necessidade de tecnologia em cada setor da empresa.

A tecnologia deve ser aplicada principalmente em áreas como operações, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos.

Treinamento para executivos

Natal Pinto, fundador da InMerc Escola de Negócios, afirma que executivos podem adaptar treinamentos para suas agendas. Isso pode incluir treinamentos online, sessões mais curtas e coaching individual.

Participação em eventos e networking

Mara Leme Martins, Vice-Presidente do BNI Brasil, enfatiza a importância de eventos e programas de networking. Esses momentos permitem interações informais com profissionais e fortalecem vínculos. Redes sociais e ferramentas de comunicação interna são úteis nessa interação.

Aperfeiçoe a experiência do cliente

Luiz Felipe, Gerente de Atendimento da Leste Telecom, destaca a importância de criar uma experiência contínua e de qualidade para o cliente. Ferramentas e atendentes humanos devem trabalhar para oferecer um atendimento eficiente e personalizado.

Confiança no networking

Hérica Machado, fundadora da KARU, recomenda que as mulheres valorizem o networking. Mentores e colegas podem colaborar e validar ideias, proporcionando soluções mais alinhadas às necessidades do mercado.

Mitigue problemas com feedback

Fernando Sapata, Diretor da Select Soluções, aconselha a considerar o feedback negativo de colaboradores, clientes e parceiros. Compreender e responder a essas críticas ajuda a melhorar os serviços e a preparar a empresa para desafios futuros.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo