Do Micro Ao Macro

Dez pontos importantes ao abrir uma empresa

Dicas para novos empreendedores aumentarem suas chances de sucesso

Dez pontos importantes ao abrir uma empresa
Dez pontos importantes ao abrir uma empresa
Especialista em contabilidade explica as obrigações fiscais que permanecem e os próximos passos para manter seu negócio regularizado
Apoie Siga-nos no

O espírito empreendedor é parte do DNA brasileiro. Contudo, muitos negócios fecham prematuramente. No Brasil, 2,1 milhões de empresas encerraram atividades no último ano, uma média de quatro por minuto. Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, isso representa um aumento de 25,7% em relação a 2022.

Planejamento do negócio

Planejar é a base de qualquer negócio. Muitas empresas começam impulsivamente, sem plano definido. Defina público-alvo, estrutura e objetivos. Considere capacitação, aproveitando cursos gratuitos. Pesquise o mercado e identifique o nicho de atuação.

Cálculo de custos iniciais

Considere todos os custos para iniciar, incluindo taxas da junta comercial e alvarás. Faça um levantamento detalhado das despesas, incluindo infraestrutura e pessoal.

Reserva financeira ou crédito

Tenha uma reserva financeira ou crédito para cobrir despesas e operar durante períodos de fluxo de caixa negativo, especialmente nos primeiros meses. Gerencie essa reserva com rigor, evitando gastos desnecessários. Use crédito com cautela, pagando pontualmente.

Elaboração do contrato social

O contrato social define nome, endereço, atividade, capital social, relação entre sócios e divisão dos lucros. Qualquer alteração requer atualização das inscrições federal, estadual e municipal. Consulte o sindicato da categoria para agilizar o registro.

Escolha do regime tributário

Há três regimes de tributação: Simples Nacional, Presumido e Real. A escolha deve ser feita com antecedência para otimizar os impostos pagos. Cada caso é único e deve ser analisado com um contador para maximizar os benefícios fiscais.

Definição da estrutura física

Escolha um local adequado para o empreendimento, considerando público-alvo e diretrizes de zoneamento. O ambiente deve ser funcional e adequado às atividades da empresa, considerando acessibilidade, logística e comodidade.

Obtenção de registros e licenças

Tenha todos os registros e licenças necessários para evitar riscos jurídicos. Inclua habite-se do imóvel, regras de ocupação do solo e alvará de funcionamento. Verifique as exigências legais antecipadamente para evitar atrasos.

Contratação de contabilidade

Toda empresa precisa de um contador para estar em conformidade com órgãos públicos, calcular impostos e fornecer informações essenciais para a gestão. Uma contabilidade eficiente é crucial para analisar a saúde financeira e tomar decisões estratégicas.

Processo de contratação

Se a empresa precisar de funcionários, realize processos seletivos eficientes. Contrate profissionais qualificados e alinhados com os valores da empresa. Regularize a situação junto ao INSS, quando não contratar pessoa jurídica.

Estratégia de divulgação

Estratégias de marketing são fundamentais. Compreenda o público-alvo e adapte as estratégias para atrair e fidelizar clientes. Utilize redes sociais, marketing de conteúdo e campanhas publicitárias para aumentar a visibilidade e sucesso do negócio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo