Do Micro Ao Macro
Descontos e frete influenciam escolhas de consumidores na Black Friday, diz estudo
Pesquisa da Privalia aponta ticket médio de R$ 500 e preferência por ofertas ao longo de novembro


O consumidor brasileiro está mais cauteloso e estratégico para a Black Friday 2024, segundo um levantamento realizado pela Privalia, plataforma com 20 milhões de usuários. O estudo, que ouviu 2 mil clientes, indica um ticket médio planejado de R$ 500 para as compras.
Muitos consumidores, contudo, pretendem aproveitar promoções ao longo de novembro, enquanto 39% iniciam suas pesquisas já em outubro.
Critérios para compra e desistência
Descontos de pelo menos 50% e frete grátis foram apontados como determinantes na decisão de compra.
Em contraste, preços altos e fretes caros são as principais razões de desistência entre os entrevistados.
As categorias mais buscadas na pesquisa incluem roupas, acessórios, itens de beleza, cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos.
A ordem de preferência sugere um interesse maior por itens pessoais e de autocuidado, seguidos por produtos de tecnologia.
Preferência por notificações e WhatsApp
A pesquisa revela que 33% dos consumidores preferem receber notificações push como forma de acompanhar as ofertas.
Além disso, o WhatsApp é preferido por 30% dos usuários para esse fim.
Esse interesse por meios de contato ágeis reflete a busca por rapidez na comunicação, que facilita o engajamento com as promoções.
Impacto do cenário econômico
Fernando Boscolo, CEO da Privalia, observa que o cenário econômico, junto ao endividamento familiar, contribuiu para uma postura mais seletiva dos consumidores.
Em 2023, por exemplo, o aumento nas taxas de juros influenciou a escolha por compras mais conscientes e controladas.
Na Black Friday de 2023, a Privalia registrou um crescimento expressivo em volume de vendas e no GMV, ao contrário da maior parte do varejo.
Com ofertas estendidas durante novembro, a plataforma teve alta de 4,5% em GMV e pedidos, além de aumento de 10% nas visitas em relação ao ano anterior.
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