Do Micro Ao Macro

Descontos e frete influenciam escolhas de consumidores na Black Friday, diz estudo

Pesquisa da Privalia aponta ticket médio de R$ 500 e preferência por ofertas ao longo de novembro

Descontos e frete influenciam escolhas de consumidores na Black Friday, diz estudo
Descontos e frete influenciam escolhas de consumidores na Black Friday, diz estudo
Descontos e frete grátis influenciam escolhas de consumidores na Black Friday 2024
Apoie Siga-nos no

O consumidor brasileiro está mais cauteloso e estratégico para a Black Friday 2024, segundo um levantamento realizado pela Privalia, plataforma com 20 milhões de usuários.  O estudo, que ouviu 2 mil clientes, indica um ticket médio planejado de R$ 500 para as compras.

Muitos consumidores, contudo, pretendem aproveitar promoções ao longo de novembro, enquanto 39% iniciam suas pesquisas já em outubro.

Critérios para compra e desistência

Descontos de pelo menos 50% e frete grátis foram apontados como determinantes na decisão de compra.

Em contraste, preços altos e fretes caros são as principais razões de desistência entre os entrevistados.

As categorias mais buscadas na pesquisa incluem roupas, acessórios, itens de beleza, cosméticos, eletrônicos e eletrodomésticos.

A ordem de preferência sugere um interesse maior por itens pessoais e de autocuidado, seguidos por produtos de tecnologia.

Preferência por notificações e WhatsApp

A pesquisa revela que 33% dos consumidores preferem receber notificações push como forma de acompanhar as ofertas.

Além disso, o WhatsApp é preferido por 30% dos usuários para esse fim.

Esse interesse por meios de contato ágeis reflete a busca por rapidez na comunicação, que facilita o engajamento com as promoções.

Impacto do cenário econômico

Fernando Boscolo, CEO da Privalia, observa que o cenário econômico, junto ao endividamento familiar, contribuiu para uma postura mais seletiva dos consumidores.

Em 2023, por exemplo, o aumento nas taxas de juros influenciou a escolha por compras mais conscientes e controladas.

Na Black Friday de 2023, a Privalia registrou um crescimento expressivo em volume de vendas e no GMV, ao contrário da maior parte do varejo.

Com ofertas estendidas durante novembro, a plataforma teve alta de 4,5% em GMV e pedidos, além de aumento de 10% nas visitas em relação ao ano anterior.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo