Do Micro Ao Macro
Curso gratuito de empreendedorismo aceita inscrições até dia 2 de fevereiro
Programa oferece aulas presenciais em diferentes regiões da cidade e capacitação prática para quem quer iniciar ou organizar um negócio
O curso gratuito de empreendedorismo Fábrica de Negócios está com inscrições abertas até 2 de fevereiro para a primeira edição de 2026. Ao todo, são 450 vagas distribuídas em 15 turmas presenciais em diferentes regiões da cidade de São Paulo.
As aulas começam nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro e serão realizadas nos TEIAs Butantã, Centro, Cachoeirinha, Grajaú, Heliópolis, Itaquera, Interlagos, Jaçanã, Lapa e Vergueiro, além dos CEUs Perus, São Pedro e Guarapiranga e do Hub Fiel. A inscrição e a escolha de local e horário devem ser feitas pelo site da Agência São Paulo de Desenvolvimento.
Curso gratuito de empreendedorismo com aulas presenciais
A formação é promovida pela Agência São Paulo de Desenvolvimento, vinculada à Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Ao longo de seis encontros, o curso gratuito de empreendedorismo aborda temas ligados à criação e à organização de negócios. A programação inclui oficinas de ideação, validação e modelagem, desenvolvimento de Mínimo Produto Viável (MVP), definição de preços, marketing digital, vendas e preparação de pitch.
Capacitação prática e apoio aos negócios
Além das aulas presenciais, os participantes recebem suporte para estruturar canais de vendas online, desenvolver identidade visual e montar páginas de vendas. O programa também oferece certificado de participação e kit lanche em todos os encontros.
Segundo o presidente da ADE SAMPA, Renan Vieira, a iniciativa busca ampliar o acesso à capacitação empreendedora na cidade. “Iniciamos 2026 com mais uma edição do Fábrica de Negócios, um programa que contribui para profissionalizar negócios e ampliar a geração de renda dos empreendedores paulistanos”, afirma. Nos últimos cinco anos, a iniciativa capacitou mais de 5 mil pessoas.
Empreendedorismo local em diferentes regiões
A descentralização das turmas é um dos focos do programa. Ao distribuir o curso gratuito de empreendedorismo por diferentes bairros e equipamentos públicos, a iniciativa amplia o acesso à formação para quem deseja iniciar um negócio ou reorganizar uma atividade já existente.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, o programa integra a política de apoio ao empreendedorismo da cidade. “Ao oferecer capacitação gratuita e apoio prático, a Prefeitura amplia oportunidades de geração de renda e fortalece o desenvolvimento econômico em todas as regiões”, afirma.
As inscrições para o curso gratuito de empreendedorismo seguem abertas até 2 de fevereiro, exclusivamente pelo site da ADE SAMPA.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Curso gratuito para ambulantes abre caminho para profissionalização
Por Do Micro ao Macro
Jovens de Cidade Tiradentes ganham curso gratuito de empreendedorismo com bolsa mensal
Por Do Micro ao Macro



