Do Micro Ao Macro
Curso gratuito de empreendedorismo oferece 540 vagas em São Paulo
Ade Sampa abre novas turmas do Fábrica de Negócios para quem quer iniciar ou fortalecer um negócio próprio
Desde 4 de novembro, pessoas com mais de 16 anos interessadas em abrir um negócio ou aprimorar um empreendimento já existente terão uma nova oportunidade.
O curso gratuito Fábrica de Negócios, oferecido pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), vai disponibilizar 540 novas vagas para capacitação. As inscrições, abertas até 17 de novembro, podem ser feitas pelo site adesampa.com.br/cursos.
Mais turmas e ampliação da oferta
Esta é a segunda fase de inscrições do Fábrica de Negócios. Nesta edição, serão abertas 18 novas turmas presenciais, com capacidade para 30 alunos cada. As aulas serão realizadas a partir de 18 de novembro, nas unidades dos Teias Interlagos, Centro, Vergueiro, Cachoeirinha e Heliópolis, além da Unisa Santo Amaro e Faculdade Sebrae.
Na fase inicial, o curso ofereceu 360 vagas distribuídas em 12 turmas, que já estão em andamento. Com isso, o total de vagas em 2024 chega a 900, somando as duas edições.
Conteúdo do curso
O Fábrica de Negócios é dividido em seis oficinas, com duração de três semanas, e busca fortalecer o ecossistema empreendedor da cidade de São Paulo. Durante o curso, os participantes passam por etapas como ideação, validação, modelagem de negócio e desenvolvimento do Mínimo Produto Viável (MVP).
Além disso, serão realizadas aulas focadas em precificação, marketing digital, vendas e apresentações de pitch, para que os empreendedores tenham uma visão prática dos desafios do mercado.
Certificação e suporte após o curso
Ao final das oficinas, os participantes que concluírem ao menos 75% da carga horária receberão um certificado de conclusão. Para apoiar os empreendedores após o término das aulas, será oferecido um acompanhamento inicial. Essa fase inclui o desenvolvimento de uma página de venda online, criação de identidade visual e estruturação de um roteiro de atendimento para canais digitais.
Resultados da metodologia
Nos últimos cinco anos, o Fábrica de Negócios formou mais de mil empreendedores, contribuindo para a qualificação de pequenos negócios e geração de renda na cidade de São Paulo. Esse resultado demonstra o impacto positivo da metodologia para novos negócios no município.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



