Do Micro Ao Macro

Curso gratuito ajuda mulheres a crescer no mercado da alimentação

O curso gratuito Crescendo Meu Negócio de Alimentação quer atingir 7 mil mulheres e já reúne histórias de quem aumentou renda e organização do negócio

Curso gratuito ajuda mulheres a crescer no mercado da alimentação
Curso gratuito ajuda mulheres a crescer no mercado da alimentação
Lucimar Barbosa, conhecida pelo seu Acarajé da Nega Divulgação Curso
Apoie Siga-nos no

O curso Crescendo Meu Negócio de Alimentação está com inscrições abertas e gratuitas para mulheres que já atuam ou querem entrar no setor de alimentação. A iniciativa reúne conteúdos práticos sobre gestão, vendas, preço e organização, e pretende alcançar 7 mil empreendedoras em todo o Brasil. A plataforma Tamo Junto libera o acesso até 31 de dezembro.

A baiana Lucimar Barbosa, conhecida pelo Acarajé da Nega, é um dos exemplos do impacto da Aliança Empreendedora e da plataforma no desenvolvimento de pequenos negócios do setor. Ela começou na Vila Brasilina, zona sul de São Paulo, com investimento de 4 mil reais. Ao longo do tempo, fez cursos gratuitos e ampliou o movimento do tabuleiro. Hoje, o cardápio inclui opções para vegetarianos, veganos e pessoas com restrições alimentares.

Em Curitiba, Cristiane Jorgete dos Santos, da A Botânica Pizza, também passou pelas capacitações do Tamo Junto. Segundo ela, o curso ajudou a reorganizar custos, sair da inadimplência e recuperar crédito. O aprendizado fez diferença na gestão e na equipe, além de resultarem em mesas e caixas temáticas que se tornaram atração entre os clientes.

Curso ensina gestão e crescimento

O curso é realizado pela Coca-Cola Foundation, em parceria com a Aliança Empreendedora e o Tamo Junto. Com seis horas de conteúdo, o treinamento é 100% online e explica temas ligados à gestão de pequenos negócios de alimentação. As participantes aprendem controle de estoque, precificação, gestão de pessoas, produção, legislação sanitária, marketing digital e uso de aplicativos de venda.

Segundo Helena Casanovas Vieira, cofundadora da Aliança Empreendedora e líder de Projeto do Tamo Junto, a iniciativa considera os desafios enfrentados pelas microempreendedoras. Ela afirma que mulheres, especialmente negras e mães, ainda lidam com barreiras como dupla jornada e acesso ao crédito, o que torna o curso uma ferramenta de apoio para organizar o negócio e aumentar o faturamento.

Ao final, cada empreendedora recebe certificado, planilha de precificação, modelo de ficha técnica e um e-book para aplicar no dia a dia. Podem participar mulheres que trabalham com marmitas, restaurantes, lanches, bolos, doces ou qualquer tipo de alimento artesanal.

Como se inscrever

O curso está disponível na plataforma Tamo Junto. As inscrições podem ser feitas por mulheres de qualquer região do país interessadas em profissionalizar o negócio e aumentar a renda.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo