Do Micro Ao Macro

Crédito para MEI avança e atinge melhor marca da série histórica

Nova pesquisa do Sebrae mostra queda na dificuldade de acesso a crédito entre MEI, impulsionada por programas de garantia e apoio ao financiamento produtivo

Crédito para MEI avança e atinge melhor marca da série histórica
Crédito para MEI avança e atinge melhor marca da série histórica
Crédito para MEI avança e atinge melhor marca da série histórica Crédito para MEI avança e atinge melhor marca da série histórica
Apoie Siga-nos no

O acesso ao crédito para microempreendedores individuais registrou o melhor resultado da série histórica da pesquisa do Sebrae.

Em outubro, 33,2% dos entrevistados consideraram a obtenção de financiamento em nível normal e 9,2% classificaram o processo como fácil. A percepção de dificuldade caiu para 57,6%, número dez pontos abaixo do registrado em outubro de 2024, quando 67,5% relataram barreiras maiores.

Crédito mostra reação

Segundo o Sebrae, esse avanço reflete uma mudança no ambiente de crédito para microempreendedores individuais. A queda na dificuldade acompanha um aumento da procura e maior estabilidade nas condições oferecidas pelas instituições financeiras.

Medidas do governo

Para Décio Lima, presidente do Sebrae, o resultado confirma o efeito das políticas adotadas pelo governo federal, em especial o programa Acredita. Ele afirma que a iniciativa ampliou as possibilidades de crédito para MEI, micro e pequenas empresas. Em sua avaliação, o histórico de restrição — em que cerca de oito em cada dez pequenos negócios não conseguiam financiar suas operações — está sendo revertido.

Garantias e apoio

Lima destaca que o Sebrae atua como avalista, ampliando o acesso ao crédito e reduzindo riscos para bancos. Ele afirma que o acompanhamento assistido dá segurança financeira aos empreendedores e atende às exigências de garantia do sistema financeiro, ponto decisivo para a concessão de financiamentos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo