Do Micro Ao Macro
Convênio entre Sebrae e Abip destina mais de R$ 5,9 mi para setor de padarias e confeitarias
Parceria vai focar em ações que impulsionem a gestão e o desenvolvimento das empresas, como redução do consumo de energia, aumento da competitividade e produtividade


Pequenas padarias de todo o país ganharam um impulso a mais nesta sexta-feira (22). O Sebrae e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) assinaram um convênio de mais R$ 5,9 milhões para fortalecer o desenvolvimento do setor nos próximos dois anos. A parceria foi firmada durante a 80ª Convenção Nacional da Abip, em Joinville (SC).
Entre os principais objetivos do convênio, estão: reduzir em 5% o consumo de energia; aumentar em 30% o nível de qualidade do pão francês; promover o ganho de 7% na produtividade das empresas participantes; e tornar 80% dos negócios atendidos aptos do ponto de vista documental.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, lembrou que 98% do universo do segmento é formado por pequenos negócios e que a indústria da panificação tem um valor fundamental na vida do povo brasileiro e como geradora de emprego e renda. “É um setor que toca a vida da nossa gente. É a primeira coisa que todos nós fazemos de manhã: comer um pãozinho”, realçou.
“Nós vamos estabelecer um acordo de cooperação para que o Sebrae possa trazer para o setor produtivo aquilo que é fundamental, que é garantir a ele uma qualidade na sua gestão do negócio, para que o próprio ambiente onde ele está instalado se transforme numa atividade econômica segura”, enfatizou. Décio Lima também reiterou o apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no acesso a crédito, para que o empresário possa escalar o seu negócio e enfrentar as dificuldades naturais do mercado.
Levar inovação e qualificação às empresas de todo o Brasil foram os principais pontos levantados pelo presidente da Abip, Paulo Menegueli. “A gente precisa ajudar na gestão, na inovação, nos projetos de sustentabilidade, na economia da energia, na retenção de talentos”, enumerou. Menegueli destacou que cada região do país tem a sua necessidade e potencial para desenvolvimento e que, nesse sentido, o Sebrae é um grande parceiro dada a sua capilaridade. Para 2025, ele projetou um crescimento 8% a 9% do setor, composto aproximadamente por 90 mil padarias.
Repertório de soluções
Dentro do convênio, o Sebrae também prevê a incorporação de outras soluções da instituição, como a jornada ESG (Ambiental, Social e Governança), com repasse da metodologia Sebraetec; a inclusão de autodiagnóstico de maturidade digital; o diagnóstico de plano de ação em compras públicas; e a realização de pesquisa do Sebrae sobre o perfil dos empreendedores do setor.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.