Do Micro Ao Macro

Conheça 4 estratégias para melhorar a eficiência financeira do seu negócio

A eficiência financeira de uma empresa depende de práticas como controle rigoroso de despesas, automação de tarefas e análise de dados. Segundo o estudo “Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil”, realizado pela Conta Simples em parceria com a Visa, softwares subutilizados, pagamentos pontuais […]

Conheça 4 estratégias para melhorar a eficiência financeira do seu negócio
Conheça 4 estratégias para melhorar a eficiência financeira do seu negócio
Especialista em contabilidade explica as obrigações fiscais que permanecem e os próximos passos para manter seu negócio regularizado
Apoie Siga-nos no

A eficiência financeira de uma empresa depende de práticas como controle rigoroso de despesas, automação de tarefas e análise de dados.

Segundo o estudo “Panorama da Gestão de Despesas Corporativas no Brasil”, realizado pela Conta Simples em parceria com a Visa, softwares subutilizados, pagamentos pontuais e benefícios pouco usados são os principais riscos para a saúde financeira de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

Michelle Oliveira, COO e cofundadora da Digital Manager Guru, plataforma de checkout e gestão de vendas online, explica que “um bom fluxo de caixa permite avaliar setores que precisam de mais investimento e áreas que exigem cortes de gastos”. Ela compartilha quatro estratégias para aumentar a eficiência financeira.

Analise métricas importantes

Para melhorar a gestão financeira, é necessário acompanhar indicadores como ROI (Retorno Sobre o Investimento), CAC (Custo de Aquisição de Clientes), MRR (Receita Recorrente Mensal) e Ticket Médio.

Além disso, métricas como Taxa de Inadimplência, EBITDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), Margem Bruta e Margem Líquida ajudam a entender a rentabilidade do negócio.

“O Lifetime Value mostra quanto cada cliente gastou em um período específico, enquanto o Churn indica a taxa de cancelamento de serviços”, diz Michelle. Segundo ela, a análise desses dados permite identificar pontos de melhoria e reduzir custos desnecessários.

Controle financeiro para direcionar investimentos

Uma gestão orçamentária eficiente ajuda a identificar oportunidades de investimento e manter a competitividade no mercado. Com isso, os gestores podem detectar problemas com agilidade e direcionar recursos para áreas prioritárias.

“Se o Churn aumenta, por exemplo, é sinal de que é preciso investir em estratégias de retenção de clientes”, afirma Michelle. Ela ressalta que o controle financeiro é essencial para tomar decisões assertivas.

Utilize soluções digitais adequadas

Para empresas com modelos de negócios recorrentes, soluções digitais que facilitam processos como pagamentos, gestão de cobranças e emissão de notas fiscais são indispensáveis. Essas ferramentas ajudam a otimizar operações e reduzir custos operacionais.

Estabeleça metas realistas

Definir metas claras e alcançáveis é fundamental para garantir alta performance financeira. Essas metas devem ser baseadas em dados reais do negócio e ajustáveis conforme o crescimento.

“Metas mensuráveis e ajustáveis permitem um planejamento sólido e sustentável”, finaliza Michelle. Ela reforça que a definição de objetivos realistas é um passo importante para o sucesso financeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo