Do Micro Ao Macro
Conexão emocional impulsionou receita em 60% das marcas, revela estudo
Relatório destaca como personalização, confiança e uso de IA estão redefinindo o marketing em 2025


A plataforma global de engajamento Braze realizou, pela primeira vez no Brasil, o evento “Grow With Braze”. O encontro reuniu executivos de empresas como Meta, iFood, Zé Delivery, Petlove e DM para debater o uso de tecnologia no marketing de relacionamento.
Durante o evento, foi apresentada a nova edição do Relatório Global de Engajamento do Cliente. A pesquisa foi conduzida em parceria com a Wakefield Research e ouviu 2.300 líderes de marketing em 18 países.
O levantamento destacou três prioridades para aprofundar a relação com o consumidor: personalização da mensagem, comunicação transparente e uso estratégico de inteligência artificial.
Cenário latino-americano
Na América Latina, 69% dos profissionais de marketing superaram metas de receita nos últimos 12 meses. O desempenho acompanha o de mercados como Estados Unidos e Europa.
Além disso, os canais utilizados nas estratégias de comunicação estão mudando. Para 2025, 43% dos entrevistados pretendem investir mais em aplicativos de mensagens. Esses canais superaram o e-mail e o SMS como principais meios de contato direto com o consumidor.
Conexão emocional
O relatório mostra que 60% das marcas que superaram metas em 2024 investiram na criação de vínculos emocionais com seus clientes.
A personalização deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser um fator estratégico. O uso de dados para entender o comportamento do consumidor permite construir interações mais relevantes, com mais proximidade e confiança.
Para os profissionais de marketing, oferecer experiências personalizadas com transparência e coerência se tornou uma exigência de mercado.
Casos práticos
Durante o evento, foram apresentados exemplos de como marcas brasileiras estão utilizando dados e automação para personalizar a comunicação em escala.
Casos de iFood, Zé Delivery, Petlove, Conta Azul e DM mostraram como a tecnologia tem ampliado o engajamento e acelerado resultados.
Especialistas da PMWeb e da Dynamic Yield by Mastercard também participaram das discussões e reforçaram a importância de alinhar tecnologia, conteúdo e estratégia com foco no consumidor.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.