Do Micro Ao Macro

Concurso do Brics para startups chefiadas por mulheres anuncia vencedoras no Rio

Com mais de mil inscritas, premiação organizada pelo Sebrae integra agendas oficiais que antecedem a Cúpula de Chefes de Estado do bloco

Concurso do Brics para startups chefiadas por mulheres anuncia vencedoras no Rio
Concurso do Brics para startups chefiadas por mulheres anuncia vencedoras no Rio
Startup Day Belém 2025 destaca inovação e sustentabilidade na Amazônia
Apoie Siga-nos no

O Rio de Janeiro sedia neste fim de semana uma série de eventos que antecedem a Cúpula dos Chefes de Estado do Brics, e um deles tem como foco central o fortalecimento do empreendedorismo feminino.

Na tarde deste sábado (5), serão anunciadas as vencedoras do Brics Women’s Startup Contest, concurso internacional voltado para startups lideradas por mulheres nos países que compõem o bloco e seus parceiros.

A iniciativa, organizada pelo Sebrae com apoio da CNI (Confederação Nacional da Indústria), integra as ações da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics (WBA, na sigla em inglês) e busca valorizar soluções inovadoras criadas por mulheres empreendedoras.

Ao todo, o concurso recebeu mais de mil inscrições e selecionou 18 finalistas, distribuídas em seis categorias. Nove delas representam o Brasil.

O anúncio das vencedoras será feito durante o Fórum Empresarial do Brics, no Pier Mauá, que reúne autoridades, especialistas e representantes do setor privado dos países membros do bloco. A abertura do encontro contará com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

Agendas dedicadas à inclusão e inovação

A programação voltada ao empreendedorismo feminino começou na sexta-feira (4), com a Plenária Anual da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics, realizada no Museu de Arte do Rio (MAR). Um dos destaques do encontro foi o lançamento do relatório “Mulheres empreendedoras em movimento: superando barreiras de crédito”, que aborda os desafios enfrentados por mulheres na busca por financiamento e os impactos disso na redução das desigualdades econômicas.

Ainda na plenária, a gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae, Geórgia Nunes, apresentou um panorama sobre o empreendedorismo feminino no Brasil, destacando práticas de sucesso e caminhos para ampliar o acesso das mulheres a recursos, redes de apoio e oportunidades de crescimento.

Financiamento para o desenvolvimento

No sábado, além do anúncio das startups premiadas, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, participa do painel “Estratégias de financiamento para a agenda de desenvolvimento do Brics”, previsto para as 14h30. O debate contará com representantes de entidades nacionais e internacionais que atuam na promoção de crédito e políticas públicas para pequenos negócios.

As ações fazem parte da estratégia do Sebrae para ampliar a presença de pequenos negócios no comércio internacional, com atenção especial à sustentabilidade, à inovação e à inclusão de mulheres no ecossistema de inovação global.

Serviço:

Plenária Anual da Aliança Empresarial de Mulheres do Brics
📍 Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
📅 Sexta-feira, 4 de julho, a partir das 9h

Fórum Empresarial do Brics
📍 Pier Mauá – Av. Rodrigues Alves, 10 – Rio de Janeiro (RJ)
📅 Sábado, 5 de julho, a partir das 9h
🕒 Anúncio das vencedoras do concurso: 15h30

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo