Do Micro Ao Macro
Como trabalhar para uma empresa estrangeira e emitir nota no Brasil
‘Do Micro ao Macro’ é uma produção de CartaCapital em parceria com o Sebrae
Em 2024, o número de brasileiros trabalhando para empresas do exterior cresceu mais de 50%. O trabalho remoto e a chance de receber em moedas mais fortes abriram muitas oportunidades. Mas, junto com a renda em dólar ou euro, vem uma dúvida que muita gente ainda tem: como emitir nota fiscal pra receber esses pagamentos sem dor de cabeça? Cabe ao próprio profissional entender ponto a ponto o processo de exportação de serviços, para registrar a transação junto à Receita sem risco de multas ou outras irregularidades. Saiba mais no episódio desta semana de “Do Micro ao Macro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



