Do Micro Ao Macro
Como preservar a saúde mental em viagens corporativas: 5 cuidados recomendados
Pesquisa mostra que alimentação, tempo pessoal e prática de exercícios são os hábitos mais afetados em deslocamentos profissionais


A rotina de viagens a trabalho envolve deslocamentos, metas e prazos. No entanto, ela também afeta a saúde mental dos profissionais.
Segundo o estudo “Perfil do Viajante Corporativo”, da Onfly e Opinion Box, 60% dos participantes relataram queda na prática de atividades físicas.
Além disso, 57% disseram que o tempo pessoal foi reduzido. Outros 57% apontaram dificuldade para manter a alimentação equilibrada.
Essa realidade levou empresas e trabalhadores a buscar soluções para reduzir os impactos sobre o bem-estar nas viagens corporativas.
Prevenção e organização ajudam a evitar sobrecarga
De acordo com Marcelo Linhares, CEO da Onfly, o ambiente corporativo precisa apoiar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
“Empresas devem promover práticas que favoreçam a saúde mental e ofereçam suporte adequado aos funcionários em viagem”, afirma.
A seguir, Marcelo apresenta cinco orientações para reduzir o estresse e preservar o bem-estar durante as viagens profissionais.
Planeje os detalhes da viagem com antecedência
Antes do embarque, confirme os horários de voos, hospedagem e deslocamentos. Assim, você evita imprevistos e reduz o estresse.
Mantenha hábitos saudáveis mesmo fora de casa
Durante a viagem, priorize refeições equilibradas e tente manter sua rotina de exercícios, mesmo que adaptada ao ambiente.
Se possível, leve frutas e lanches naturais. Caso não consiga, use aplicativos de entrega para pedir opções mais saudáveis.
Muitos hotéis oferecem academia ou piscina. Como alternativa, assista vídeos de treino e exercite-se no próprio quarto.
Estabeleça limites para jornada e descanso
Defina horários claros para trabalhar e descansar. Essa separação ajuda a manter o foco e evita desgaste desnecessário.
Se for preciso ultrapassar o expediente, tente compensar com descanso. Além disso, informe seu gestor sobre o tempo extra.
Mantenha contato com familiares e amigos
Mesmo à distância, faça chamadas de vídeo ou envie mensagens. Esse contato reduz o isolamento e oferece apoio emocional.
Criar momentos de conexão durante a viagem pode ajudar a manter o equilíbrio e diminuir a ansiedade.
Adote técnicas de relaxamento para reduzir o estresse
Práticas como meditação, ioga ou respiração profunda ajudam a acalmar a mente e manter a concentração.
Marcelo reforça que as viagens exigem ajustes. No entanto, com organização e cuidado, é possível manter o bem-estar profissional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.