Do Micro Ao Macro
Como lidar com a geração Z para um ambiente de trabalho produtivo; veja dicas de especialista
Capacitação, benefícios, plano de carreira e um ambiente que valorize o aprendizado mantêm jovens da Geração Z engajados e motivados


A Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, está moldando o novo cenário do mercado de trabalho. Esses jovens, com características distintas das gerações anteriores, trazem novas demandas que os empresários precisam compreender para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Marcus Marques, especialista em aceleração empresarial no Brasil, destaca a importância de entender o perfil dessa nova geração. “Os jovens da Geração Z estão conectados às tecnologias e redes sociais e valorizam transparência, autenticidade das marcas e reconhecimento”, explicou.
Preferências da Geração Z
Eles buscam ambientes de trabalho flexíveis, como o regime híbrido, e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. “Investir em um ambiente de trabalho que valorize inovação, transparência e colaboração é essencial”, afirma Marques.
Importância da capacitação e crescimento
Para manter esses jovens engajados, é crucial oferecer programas de capacitação, benefícios, plano de carreira, treinamentos e feedbacks individuais. “Eles querem entender o porquê estão ali e como podem crescer”, observa Marques. Programas de bonificação e metas também incentivam resultados positivos e crescimento conjunto com a empresa.
Cultura organizacional forte
Construir uma cultura organizacional sólida é tão importante quanto processos e pessoas. “Uma cultura forte atrai talentos e estimula a criatividade. É o gestor invisível da empresa”, destaca Marques. Promover um ambiente saudável evita fofocas e intrigas, reconhecendo quem faz um ótimo trabalho e valorizando grandes entregas.
Adaptabilidade e vantagem competitiva
Empresas que entendem rapidamente como pensa a nova geração podem obter resultados expressivos. “Adaptar-se às necessidades dessa geração oferece vantagens importantes para bater metas e se destacar da concorrência”, conclui Marcus Marques.
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