Do Micro Ao Macro
Como funciona o ‘score’ de crédito?
‘Do Micro ao Macro’ é uma produção de CartaCapital em parceria com o Sebrae
O chamado “score de crédito” é uma pontuação que vai de zero a mil e mostra o quanto uma pessoa é “confiável” para o mercado — ou seja, para os bancos e empresas que emprestam dinheiro. Com um score mais alto, fica mais fácil garantir acesso a mais serviços financeiros, como cartões de crédito e linhas de financiamento.
Uma das formas de garantir um score alto é manter o nome limpo e pagar as dívidas. Mas, mesmo quitando os débitos, o score não sobe na hora. Você sabe o motivo? Fique com a gente e vamos explicar como isso funciona na prática, no novo episódio da série “Do Micro ao Macro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Conformidade fiscal: como evitar multas e bloqueios
Por Cacá Melo
Open Finance explicado: mais crédito, menos burocracia
Por Cacá Melo
Licença-maternidade para autônomas e informais: o que muda
Por Cacá Melo



