Do Micro Ao Macro

Como evitar erros na declaração do IRPJ: 5 ações para simplificar a apuração na sua empresa

Gestão automatizada de despesas reduz riscos, melhora o controle e pode economizar até 9 horas por semana

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Simples Nacional: O caminho simplificado para o sucesso das Micro e Pequenas Empresas
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O prazo para a apuração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) se aproxima, exigindo atenção redobrada das micro, pequenas e médias empresas. O processo, quando feito de forma imprecisa, pode gerar multas e outras consequências fiscais que comprometem o negócio.

De acordo com levantamento da Conta Simples, em parceria com a Visa, a gestão financeira ainda é um dos principais desafios enfrentados por empreendedores. O estudo mostra que 38% dos entrevistados não consideram necessário o uso de ferramentas digitais para controlar despesas.

Digitalizar o controle de despesas melhora a conformidade fiscal

Para Rodrigo Tognini, CEO e cofundador da Conta Simples, a digitalização é hoje uma necessidade. “Muitas empresas ainda usam métodos manuais e descentralizados para controlar as finanças, o que aumenta os riscos de inconsistência. A automação permite foco no crescimento, com segurança fiscal”, afirma.

Com base nos dados do levantamento, o executivo aponta cinco medidas práticas que ajudam empresas a simplificar a apuração do IRPJ, manter a conformidade e economizar tempo na rotina de gestão.

1. Utilize ferramentas de gestão automatizada

A adoção de plataformas digitais permite controle em tempo real, redução de custos e economia de até 9 horas por semana, segundo o levantamento.

Além disso, essas ferramentas oferecem integração entre equipes, padronização dos processos e geração de relatórios que facilitam o trabalho contábil. Isso garante mais previsibilidade na apuração do lucro tributável.

2. Classifique corretamente as despesas

O estudo mostra que 46% dos empreendedores perdem tempo excessivo com a gestão de despesas. Organizar os gastos por centro de custo, projeto ou área da empresa reduz esse impacto.

Com a categorização automatizada oferecida por algumas plataformas, o risco de erro diminui e a apuração se torna mais simples e rápida.

3. Centralize os registros contábeis

Mesmo com o avanço da tecnologia, 7,5 milhões de MPMEs ainda usam métodos como cadernos ou planilhas avulsas para registrar despesas.

Concentrar todas as informações financeiras em uma única plataforma permite mais organização e facilita o trabalho de contadores na hora de calcular o IRPJ.

4. Separe despesas pessoais das empresariais

O levantamento revela que 3,5 milhões de empresas ainda misturam os dois tipos de gasto. Isso gera inconsistências na contabilidade e aumenta a chance de problemas com o Fisco.

Manter contas separadas e adotar cartões corporativos vinculados à empresa ajuda a manter a clareza das movimentações.

5. Monitore o fluxo de caixa com frequência

A pesquisa mostra que 61% das empresas enxergam o controle de gastos como uma prioridade para a gestão financeira.

Ferramentas de gestão permitem o acompanhamento em tempo real do fluxo de caixa, ajudando a identificar desequilíbrios antes que afetem o resultado fiscal.

Além disso, relatórios automatizados contribuem para decisões mais ágeis e alinhadas às exigências da Receita Federal.

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