Do Micro Ao Macro

Como empresas podem motivar equipes de vendas na Black Friday

Incentivos personalizados e metas claras impulsionam o engajamento dos funcionários e contribuem para resultados melhores durante a campanha

Como empresas podem motivar equipes de vendas na Black Friday
Como empresas podem motivar equipes de vendas na Black Friday
Incentivos personalizados e metas claras impulsionam o engajamento dos funcionários e contribuem para resultados melhores durante a campanha
Apoie Siga-nos no

Com a Black Friday se aproximando, de 29 de novembro a 1º de dezembro, empresas de diferentes setores se preparam para um dos momentos mais intensos do ano. Além de atrair consumidores, fortalecer a motivação das equipes de vendas é uma estratégia eficaz para ampliar os resultados. Durante essa época, a carga de trabalho aumenta, e campanhas de incentivo têm sido utilizadas para elevar o desempenho dos funcionários e melhorar a experiência do cliente. Em adição, fintechs como a Hub4pay oferecem plataformas que agilizam a distribuição de premiações.

De acordo com dados do Instituto Locomotiva e LTM, 87% dos trabalhadores valorizam premiações em produtos e serviços como uma forma eficaz de reconhecimento. Além disso, 88% dos trabalhadores percebem os programas de incentivo como ferramentas que aumentam o engajamento e o interesse pelo trabalho.

Daniel Moreira, CEO da Hub4pay, comenta que “quando os funcionários se sentem reconhecidos, há um aumento na dedicação para alcançar as metas da empresa”. Para ele, bonificações e recompensas podem impulsionar a produtividade. Ele sugere, ainda, que campanhas de incentivo sejam integradas à estratégia, ajudando no comprometimento e na qualidade do atendimento.

Com essa visão, a Hub4pay possibilita a entrega de premiações de forma rápida e segura, eliminando a necessidade de administração física. A plataforma permite a emissão de gift cards e a personalização das recompensas, o que facilita o reconhecimento dos funcionários. Em paralelo, sua infraestrutura robusta suporta grandes volumes de transações, mantendo a segurança e a eficiência para a empresa e seus trabalhadores.

Estratégias para engajamento

Para engajar os funcionários nas vendas da Black Friday, é recomendável definir metas específicas e mensuráveis, como um número definido de vendas diárias. Dessa forma, dividir essas metas em etapas ao longo do mês pode sustentar a motivação, não só nos dias de campanha.

Além disso, recompensas como gift cards, produtos tecnológicos e dias de folga podem ser atrativas. Avaliar prêmios para desempenho individual, em equipe e metas diárias também incentiva uma competição saudável entre os funcionários.

Outra opção é a gamificação, transformando metas de vendas em um jogo com rankings e níveis. A cada etapa concluída, o funcionário recebe uma recompensa, o que estimula o progresso e gera engajamento.

Ainda, mini desafios durante a Black Friday, onde os vendedores mais ativos em um curto período ganham prêmios instantâneos, ajudam a manter o ritmo e o entusiasmo ao longo do dia. Esse método cria um senso de urgência e energia.

Por fim, comemorar as conquistas em tempo real, compartilhando os sucessos no grupo do time, nas redes sociais ou em reuniões, traz reconhecimento público e reforça o valor do esforço de cada um.

Recompensas personalizadas, como vouchers de experiências que podem ser escolhidos pelos funcionários, também aumentam o envolvimento e o sentido de valorização.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo