Do Micro Ao Macro
Como aumentar as chances de efetivação em empregos temporários
Emprego temporário é uma porta de entrada para o mercado, mas exige desempenho e postura para se transformar em contrato fixo


Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) mostram que 22% dos trabalhadores temporários foram efetivados ao final de seus contratos no início de 2024. Esse número representa um aumento em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.
Para 2025, a expectativa é que mais trabalhadores temporários sejam aproveitados pelas empresas, que enxergam essa modalidade como uma oportunidade de identificar talentos. No entanto, a efetivação depende diretamente da atuação do trabalhador durante o contrato, segundo Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.
“A efetivação é um reflexo do desempenho. O trabalho temporário, especialmente em períodos de alta demanda, funciona como uma prova para vagas permanentes”, explica Karina.
Demonstre proatividade no dia a dia
Segundo Karina, a capacidade de identificar e resolver problemas antes mesmo de ser solicitado é um diferencial para gestores.
“As empresas valorizam trabalhadores comprometidos e atentos. Mostrar que você está preocupado com o andamento das operações faz a diferença”, afirma.
Além disso, atitudes como chegar pontualmente, ter postura profissional e manter um bom relacionamento com colegas e áreas diferentes da empresa reforçam a imagem positiva do trabalhador.
Aproveite para aprender novas habilidades
Outro ponto importante é o interesse em aprender e entender as rotinas da empresa. Karina recomenda que os temporários aproveitem o período para absorver o máximo de conhecimento.
“Participar de treinamentos, assistir a palestras e buscar entender os processos internos da empresa mostram comprometimento e aumentam a confiança dos gestores”, orienta Karina.
Demonstrar interesse em aprender também inclui trazer experiências anteriores que possam agregar ao trabalho atual. Segundo Karina, isso fortalece a percepção de que o trabalhador é uma boa aposta para a empresa.
Mostre que entende a cultura da empresa
Karina destaca que, além de executar bem as tarefas, é importante compreender a cultura e as motivações da organização.
“Estar alinhado com os valores da empresa ajuda a construir uma relação de confiança com os gestores. Isso aumenta as chances de ser efetivado”, conclui.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.