Do Micro Ao Macro

Com apoio da IA, empresas repensam consumo de energia e avançam em sustentabilidade

No Dia Mundial da Energia, especialistas destacam como inteligência artificial e startups estão transformando o uso eficiente de recursos

Com apoio da IA, empresas repensam consumo de energia e avançam em sustentabilidade
Com apoio da IA, empresas repensam consumo de energia e avançam em sustentabilidade
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de maio, chama atenção para o uso responsável de recursos naturais e a necessidade de fontes renováveis na construção de um futuro sustentável. No cenário atual, marcado pelo crescimento do uso de tecnologias digitais, a inteligência artificial passou a ocupar papel relevante na gestão eficiente de energia por empresas de diversos setores.

Mais do que automação, a IA é usada para antecipar demandas, reduzir perdas e orientar decisões com base em dados de consumo em tempo real.

Eficiência integra estratégia de negócios

Gustavo Caetano, CEO da Samba, destaca que a inteligência artificial tem grande potencial de transformação, mas seu uso precisa ser equilibrado com responsabilidade ambiental.

“O treinamento de modelos consome muita energia e água. Por isso, mais do que desenvolver tecnologia, é preciso aplicá-la com consciência. A própria IA pode ser usada para otimizar o uso de energia, evitar desperdícios e prever picos de demanda, especialmente em setores como indústria, agricultura e infraestrutura urbana”, afirma.

Energytechs ganham espaço

Startups com foco em eficiência energética têm contribuído com a inovação no setor. Segundo a Startup Scanner, ferramenta da Liga Ventures que monitora o ecossistema de inovação, o Brasil já conta com 329 energytechs. Essas empresas atuam em áreas como gestão de consumo, geração compartilhada, sustentabilidade e mobilidade elétrica.

De acordo com Daniel Grossi, cofundador da Liga Ventures, essas soluções são essenciais para acelerar a modernização do setor energético.

“O desafio de adotar práticas mais sustentáveis ainda esbarra na falta de infraestrutura e investimento. Trabalhar com startups pode ser um caminho para superar essas barreiras e implementar soluções com mais rapidez”, explica.

Dados e IA ajudam a reduzir emissões

Para Flávio Guimarães, presidente da Corning na América Latina e Caribe, o uso de tecnologia precisa estar alinhado a compromissos ambientais.

“A inteligência artificial, aliada a estratégias ESG, ajuda a entender padrões de consumo e tornar os processos mais eficientes. Isso contribui para a redução de emissões e para um futuro mais sustentável”, afirma.

Ele lembra ainda que o Brasil sediará a COP 30 neste ano, o que reforça a urgência de ampliar o debate sobre sustentabilidade e uso consciente da tecnologia.

Sustentabilidade como pilar da inovação

A digitalização dos processos energéticos está mudando a forma como empresas planejam e executam suas operações. A adoção de ferramentas inteligentes permite não apenas reduzir custos, mas também integrar sustentabilidade à estratégia de negócios.

No Dia Mundial da Energia, especialistas reforçam que os avanços em inteligência artificial e o fortalecimento do ecossistema de startups podem ser aliados no enfrentamento da crise climática e na construção de modelos mais limpos e eficientes de produção e consumo de energia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo