Do Micro Ao Macro
Cinco motivos para investir em automação e IA nas vendas de Natal do e-commerce
Estudos indicam que 60% das empresas priorizam IA e automação para aprimorar atendimento, operação e personalização durante o pico de fim de ano
        
        Com o aumento das compras online no fim do ano, impulsionado pela Black Friday e pelo Natal, a automação e a inteligência artificial (IA) tornaram-se prioridade no e-commerce. De acordo com o relatório State of Supply Chain 2025: Balancing Inflation, Investment & Innovation, da Relex Solutions, 60% das empresas entrevistadas em sete países, entre eles o Brasil, já estão direcionando investimentos para essas tecnologias com o objetivo de atender melhor o consumidor.
Além disso, o levantamento da DemandSage projeta que o mercado global de IA aplicada ao comércio eletrônico movimentará 9,01 bilhões de dólares até o final de 2025, o que representa uma taxa de crescimento anual de 24,34%. O avanço confirma que as empresas estão acelerando a digitalização de suas operações para manter competitividade.
De forma semelhante, pesquisa da Gartner mostra que 77% dos líderes de serviço e suporte enfrentam pressão de seus executivos para adotar IA, e 75% já contam com aumento de orçamento para essa finalidade, especialmente em iniciativas ligadas ao atendimento e à eficiência operacional.
Segundo Paulo França, head de Ofertas da Engineering Brasil, companhia do Grupo Engineering, a automação e a IA são diferenciais estratégicos no varejo digital. “O uso de dados confiáveis permite decisões mais rápidas e inteligentes. Quando essas informações são integradas a processos automatizados, o e-commerce passa a operar de forma inteligente, e não apenas digital”, afirma.
A seguir, veja cinco razões que explicam por que investir em automação e IA é uma estratégia eficiente para o varejo online neste fim de ano.
1. Ganho de eficiência nas operações
Tarefas como atualização de estoque, processamento de pedidos, cotação de frete, integração com parceiros logísticos e conciliação financeira podem ser automatizadas. Essa prática reduz erros e libera as equipes para atividades estratégicas, tornando o negócio mais preparado para o aumento da demanda.
2. Personalização da experiência do cliente
Com IA, é possível analisar o comportamento de compra e cruzar dados internos e externos para oferecer recomendações personalizadas em tempo real. Essa prática eleva o ticket médio e fortalece o relacionamento com o consumidor.
3. Inovação a partir da automação de processos
A automação de processos repetitivos, como a Robotic Process Automation (RPA) utilizada pela Engineering Brasil, melhora a qualidade dos dados e cria as bases para evoluir para soluções mais avançadas de IA.
4. Decisões mais precisas baseadas em dados
A integração entre IA e análise preditiva permite prever demanda, controlar estoques por SKU e ajustar preços conforme o comportamento do mercado. Essa abordagem ajuda a alinhar o planejamento de vendas às tendências de consumo.
5. Atendimento otimizado com automação inteligente
Chatbots e fluxos automatizados tornam o suporte mais rápido e consistente, reduzindo o tempo de resposta e melhorando a experiência no pós-venda.
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