Do Micro Ao Macro
Cidade Empreendedora: Blumenau avança com ações do Sebrae e ganha reconhecimento
Cidade aposta em ecossistema local, recebe selos de destaque e participa do novo ciclo do programa Cidade Empreendedora
Blumenau, no Vale do Itajaí, reforça sua presença entre as cidades com maior densidade de pequenos negócios em Santa Catarina. Segundo levantamento do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, com base nos dados do Censo do IBGE e da Receita Federal de 2025, o município ocupa a 11ª posição no ranking estadual.
O critério utilizado considera a proporção de pequenos negócios em relação ao número de habitantes.
Ações estruturadas
O avanço no ranking não reflete apenas os números. Blumenau investe na criação de um ambiente estruturado para o empreendedorismo por meio de estratégias articuladas com o Sebrae.
A cidade participa do programa Cidade Empreendedora, que no ciclo 2025/2026 contempla mais de 100 municípios em Santa Catarina.
Mapeamento e plano de ação
Uma das ferramentas aplicadas em Blumenau foi o mapeamento do Ecossistema Local de Inovação (ELI). Com base nesse diagnóstico, a cidade desenvolveu planos de ação específicos para seis eixos produtivos: metalmecânico, têxtil, tecnologia da informação e comunicação (TIC), turismo, economia criativa e saúde.
De acordo com Vagner Moreno, analista de negócios do Sebrae/SC, um consultor permanece alocado em tempo integral para garantir a continuidade das ações e o cumprimento das metas. Essa presença constante tem sido um diferencial para manter o engajamento das governanças e gerar resultados concretos.
Selos reconhecem boas práticas
Em 2024, Blumenau foi reconhecida com o Selo Ouro na categoria Governança Territorial no 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.
O município também conquistou o Selo Prata de Atendimento pela estrutura e serviços oferecidos na Praça do Empreendedor. O espaço centraliza o atendimento aos pequenos negócios e contribui para a desburocratização dos processos.
Desenvolvimento sustentável
O programa Cidade Empreendedora busca acelerar o desenvolvimento econômico e social dos municípios participantes. Entre as ações promovidas estão a simplificação dos processos de abertura de empresas, incentivo à educação empreendedora nas escolas e estímulo às compras públicas locais.
Para a próxima fase, 68% das soluções do programa foram atualizadas e novos eixos estratégicos foram incorporados.
Blumenau quer ser referência em inovação
Segundo Ionita Lunelli, gerente regional do Sebrae Vale, o objetivo é consolidar Blumenau como uma cidade referência em inovação e empreendedorismo em Santa Catarina. Ela reforça que o Sebrae atua para fortalecer não apenas os pequenos negócios, mas todo o ecossistema que os envolve.
“O nosso foco é construir um ambiente de desenvolvimento sustentável, com base em políticas públicas, inovação e participação ativa dos empreendedores locais”, afirma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



