Do Micro Ao Macro

Churrasco lidera preferência dos brasileiros para o Dia dos Pais, aponta estudo

Carnes, cerveja e acompanhamentos registram alta nas vendas, enquanto eletrônicos e vestuário recuam no período pré-comemorativo

Churrasco lidera preferência dos brasileiros para o Dia dos Pais, aponta estudo
Churrasco lidera preferência dos brasileiros para o Dia dos Pais, aponta estudo
Churrasco lidera preferência dos brasileiros para o Dia dos Pais, aponta estudo sobre o varejo alimentar
Apoie Siga-nos no

O Dia dos Pais, celebrado no segundo domingo de agosto, já começa a movimentar o varejo alimentar em todo o país. Segundo levantamento da Scanntech, plataforma de tecnologia com foco em dados de consumo, os itens ligados ao churrasco ganham destaque entre os produtos mais procurados para a data.

O estudo comparou o desempenho das vendas em julho com os resultados de junho, período que tradicionalmente antecipa os hábitos de compra do mês seguinte. O resultado aponta uma alta de 5,9% no volume geral de vendas da cesta de alimentos e uma queda média de 1,4% nos preços.

Carnes e cerveja puxam o crescimento

Entre os destaques da análise, a carne bovina apresentou aumento de 6,2% na procura, acompanhada de uma leve queda de 0,6% no preço. A cerveja também teve desempenho relevante, com crescimento de 4,4% no volume de vendas.

Outros cortes e ingredientes tradicionais do churrasco também tiveram desempenho positivo: carne suína (3,8%), linguiça (2,8%), pão de alho (7,2%) e farofa (2,1%) demonstram que a celebração em família deve ser marcada por encontros ao redor da grelha.

Presentes consumíveis ganham força

Além dos itens alimentares, categorias relacionadas ao autocuidado também apresentaram crescimento, reforçando o apelo de presentes consumíveis e acessíveis. O chocolate teve aumento de 6% nas vendas, enquanto o creme para barbear subiu 5,3% e fragrâncias masculinas registraram alta de 2,7%.

Esses números apontam para uma tendência de consumo mais voltada à praticidade e ao momento compartilhado, em vez de presentes duráveis ou de maior valor agregado.

Queda nos eletrônicos e vestuário

Na contramão do avanço de alimentos e cosméticos, dispositivos eletrônicos e vestuário apresentaram retração no período. As vendas em unidades caíram 7,6% e 2,6%, respectivamente, indicando possível mudança de prioridade por parte dos consumidores.

Com preços mais elevados e menos associados a encontros familiares, esses segmentos devem ter desempenho mais modesto em relação a datas como Natal ou Black Friday.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo