Do Micro Ao Macro
Casa Brasil abre agenda do Sebrae na COP30 com foco sustentável
Casa Brasil marca início da agenda do Sebrae na COP30 e destaca o papel dos pequenos negócios na economia sustentável e na promoção da imagem do Brasil
A abertura da Casa Brasil marcou o início da agenda oficial do Sebrae Nacional em Belém durante a COP30. A inauguração ocorreu nesta quarta-feira (5), ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno. O espaço reúne iniciativas voltadas à promoção da imagem do Brasil no cenário internacional, com atividades ligadas à inovação, cultura e sustentabilidade. A programação segue até 21 de novembro e inclui participação em painéis, estande na Green Zone, encontros com lideranças e ações para valorizar pequenos negócios.
Logo no primeiro dia, o presidente do Sebrae, Décio Lima, visitou a En-Zone (Entrepreneurship Zone), área dedicada ao empreendedorismo da bioeconomia. Ele foi recebido por Rubens Magno e Domingas Ribeiro e conheceu a vitrine de negócios apoiados pela instituição que atuam na construção de uma economia de baixo carbono.
Casa Brasil reúne iniciativas sustentáveis
A Casa Brasil, apresentada pelo Sebrae, tem 2,5 mil m² e abre as portas ao público nesta quinta-feira (6). O espaço foi inaugurado com a presença do ministro do Turismo. Décio Lima destacou que os pequenos negócios são protagonistas da economia de baixo carbono e citou o turismo como motor do crescimento das micro e pequenas empresas. “A Casa Brasil é o retrato do país. O Sebrae entregou o que nos cabe e contribuiu com toda a construção da COP30”, afirmou.
Celso Sabino reforçou a parceria e o impacto econômico. Segundo o ministro, mais de 80% das empresas do setor turístico são pequenos negócios e o fluxo de turistas estrangeiros triplicou nos últimos três anos. Informações sobre horários e atividades estão disponíveis na programação oficial da Casa Brasil.
En-Zone mostra força da bioeconomia
A En-Zone funciona de 10 a 21 de novembro, das 9h às 21h. O espaço ocupa 4,6 mil m² com três lojas, 10 restaurantes e três bares dedicados a produtos e ingredientes regionais. Ali, empreendedores apresentam soluções ligadas à bioeconomia e à sustentabilidade. Segundo Décio Lima, a Casa Brasil e a En-Zone reforçam a visão de que os pequenos negócios podem impulsionar uma economia verde e inclusiva.
Sebrae leva experiência imersiva à Green Zone
O Sebrae montou um estande de 400 m² inspirado na Amazônia. A área reúne sala de reuniões, auditório, loja colaborativa de itens da bioeconomia e um espaço de networking para conectar líderes, investidores e empreendedores de diferentes países. Também haverá atrações culturais, degustações e o “PedaCine do Brasil”, que exibirá webséries e documentários. O estande funciona de 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h.
A Casa Brasil abre a participação oficial do Sebrae na COP30 com programação que une sustentabilidade, inovação e negócios, aproximando empreendedores das oportunidades econômicas da transição para uma economia de baixo carbono.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



