Do Micro Ao Macro
CartaCapital é Top3 no Prêmio ABDE de Jornalismo
Matéria “Incentivo à Inovação” ficou em terceiro lugar nacional na categoria “Texto Nacional”; Concurso valoriza reportagens sobre o Sistema Nacional de Fomento e o impacto no desenvolvimento do país


A revista CartaCapital ficou em terceiro lugar no Prêmio ABDE de Jornalismo, com a reportagem “Incentivo à Inovação“, publicada na edição de número 1325 da revista.
A matéria premiada contou três histórias de pequenos empresários, que com a ajuda de financiamentos públicos para inovação, criaram produtos e serviços que impactaram positivamente a vida de suas comunidades.
Nesta categoria, o primeiro lugar ficou com o jornalista Samuel Eli Araujo Pimental, do jornal e portal O POVO, com a reportagem “Especial Retratos do Bolsa Família”, seguido pelo jornalista Luiz Phillipe de Araújo Barbosa, da Agência Estado/Broadcast/Estadão, com a reportagem “Aumento de Crédito para a prefeitura força pegadas ambiental em investimento”.
O resultado foi divulgado no último dia 6, no site da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 2 de dezembro, em Brasília.
O concurso tem como objetivo valorizar o jornalismo profissional e qualificado, incentivando a produção de conteúdos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a universalização do crédito, políticas públicas e inovação, entre outros temas relacionados ao Sistema Nacional de Fomento (SNF).
Ao todo, a iniciativa recebeu 157 inscrições de jornalistas das cinco regiões brasileiras e 21 estados.
Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por três profissionais renomados na área de comunicação, garantindo a imparcialidade e a excelência na avaliação dos trabalhos inscritos. Entre eles estão o presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública), Jorge Duarte; a sócia-fundadora da Oficina Consultoria, Patrícia Marins; e Luciano Milhomem, mestre em Comunicação e Cultura e com 20 anos de experiência em assessoria de comunicação para governos, empresas e organismos internacionais.
Confira a lista de todos os premiados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.