Do Micro Ao Macro

Busca por vagas para PcDs cresce 50% e supera 1 milhão no Brasil em 2024

Distrito Federal lidera interesse por empregos inclusivos; mercado observa maior procura por trabalho remoto

Busca por vagas para PcDs cresce 50% e supera 1 milhão no Brasil em 2024
Busca por vagas para PcDs cresce 50% e supera 1 milhão no Brasil em 2024
Busca por vagas para PcDs cresce 50% e supera 1 milhão no Brasil em 2024
Apoie Siga-nos no

A procura por vagas para pessoas com deficiência (PcDs) no Brasil tem mostrado aumento significativo. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o país conta com 17,5 milhões de PcDs em idade para trabalhar.

Hoje, 3 de dezembro, é celebrado o dia mundial das pessoas com deficiência.

Entretanto, apenas 545,9 mil PcDs ocupam empregos formais. Esse dado reflete dificuldades relacionadas à educação, infraestrutura e acesso ao mercado de trabalho. Ainda assim, cresce o interesse dessas pessoas em buscar oportunidades profissionais.

Dados mostram aumento na busca por vagas inclusivas

Entre novembro de 2023 e outubro de 2024, a plataforma Onlinecurriculo registrou 1,4 milhões de buscas por vagas para PcDs no Google e em outros buscadores. Esse número representa um aumento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, o interesse por vagas remotas também cresceu durante esse período. Termos como “Vagas para PcD Home Office” tiveram um aumento de 48% nas buscas, totalizando cerca de 75 mil pesquisas.

Estados lideram busca proporcional

Quando analisadas as buscas proporcionais à população, o Distrito Federal liderou o interesse em vagas inclusivas. Espírito Santo e São Paulo aparecem logo em seguida, completando o ranking dos três primeiros colocados.

Por outro lado, 90% dos estados com maior volume de buscas proporcionais estão localizados no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essas regiões se destacam no cenário nacional pela concentração de oportunidades e infraestrutura mais acessível.

Já no Nordeste, onde vivem 5,8 milhões de PcDs segundo a Pnad 2022, a proporção de buscas foi menor. Condições econômicas e estruturais podem limitar tanto a oferta quanto o interesse por vagas inclusivas na região.

Áreas de trabalho mais ofertadas

As vagas para PcDs no mercado de trabalho brasileiro estão concentradas em áreas operacionais, administrativas e comerciais. Atividades como organização de estoques, controle de planilhas e logística de materiais são as mais comuns.

Apesar disso, setores como tecnologia, saúde e educação estão começando a oferecer novas oportunidades. Essas áreas, embora exijam maior qualificação, apresentam alta demanda por trabalhadores e potencial de crescimento.

Interesse reflete novas dinâmicas

Por fim, os dados indicam que, embora a inclusão de PcDs no mercado ainda enfrente desafios, o interesse por vagas inclusivas continua a crescer. O aumento das buscas por trabalho remoto reforça a busca por maior flexibilidade e inclusão.

Metodologia

A pesquisa foi realizada em três etapas. Primeiro, analisou-se o volume total de buscas relacionadas a vagas para PcDs no Google, Bing e Yahoo, entre novembro de 2023 e outubro de 2024.

Em seguida, os volumes de busca foram ajustados de acordo com a população de cada estado. Isso permitiu criar um ranking proporcional ao número de habitantes.

Por fim, a última etapa categorizou as áreas mais ofertadas, utilizando dados de vagas publicadas no mesmo período.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo