Do Micro Ao Macro

Busca por financiamento de carros cresce 50% na Internet, aponta Webmotors

Mais de 16 milhões de pesquisas foram registradas em 12 meses, reforçando o financiamento como alternativa para aquisição de veículos

Busca por financiamento de carros cresce 50% na Internet, aponta Webmotors
Busca por financiamento de carros cresce 50% na Internet, aponta Webmotors
busca por financiamento de carros cresce 50% na Internet
Apoie Siga-nos no

O aumento do uso do crédito pelas famílias brasileiras não se limita a despesas cotidianas. No mercado automotivo, a procura por financiamento também ganhou força.

Dados da Webmotors, maior ecossistema automotivo do país, mostram que as buscas online por financiamento de veículos cresceram 50% em um ano. O volume atingiu 16 milhões de pesquisas únicas entre julho de 2024 e junho de 2025.

Consumidor mais informado

Na avaliação de Mariana Perez, CPO da Webmotors, os números revelam consumidores mais atentos ao processo de compra. “A demanda por informações detalhadas mostra pessoas mais conscientes e preparadas. Elas utilizam a internet para entender, comparar e simular, ganhando autonomia e segurança na hora de fechar o negócio”, afirma.

Para ela, a pesquisa online se consolidou como parte da jornada de compra. “Quando a compra acontece, boa parte dos consumidores já passou por um processo de decisão que envolveu o consumo de muitas informações digitais. Isso mostra como o financiamento se tornou uma das alternativas mais procuradas para trocar ou adquirir veículos”, completa.

Palavras mais buscadas

Termos relacionados também cresceram. A procura por “financiadora de carros” subiu 50%, enquanto “simular financiamento de carro” avançou 22%. O movimento acompanha o aumento de 14% nas vendas de automóveis em 2024.

Segundo dados da B3, 7,2 milhões de unidades foram vendidas no ano passado, sendo 20% por meio de financiamentos.

Dúvidas mais comuns

O levantamento identificou as principais questões feitas pelos consumidores sobre financiamento de carros:

  • Como funciona? É uma operação de crédito em que o banco empresta o valor do veículo. O comprador paga em parcelas, que incluem juros. Até a quitação, o carro permanece como garantia.

  • Como calcular? É preciso considerar preço do veículo, entrada, taxa de juros, custo efetivo total (CET) e prazo. Simuladores ajudam a estimar o valor das parcelas e o montante final.

  • Como simular? Ferramentas online permitem inserir valor do carro, entrada e prazo. O cálculo mostra parcelas, juros e valor total.

Tendência em alta

Segundo Mariana Perez, os dados confirmam a força da modalidade. “A análise de buscas e as dúvidas mais frequentes reforçam que o financiamento segue em alta. A tendência é que cada vez mais consumidores usem a internet para planejar e tomar decisões de compra, além de utilizar o ambiente digital para negociar veículos, tornando o mercado mais prático e acessível”, conclui.

Metodologia

A pesquisa considerou buscas relacionadas a “financiamento de carros” no período de julho de 2024 a junho de 2025. Foram analisados dados de plataformas como Google, Bing, YouTube, TikTok, X e Pinterest. As principais dúvidas foram extraídas dos três termos mais procurados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo