Do Micro Ao Macro
Brasil ultrapassa 35 milhões de motos e 40 milhões de habilitados; Alagoas lidera crescimento com alta de 86%
Expansão da frota e aumento nas carteiras da categoria A reforçam papel da motocicleta como solução de mobilidade no país


A frota de motocicletas no Brasil ultrapassou 35 milhões de unidades, com crescimento de 42% na última década. Paralelamente, o número de condutores habilitados na categoria A chegou a 40,8 milhões em 2025, alta de 38,4% em relação a 2016. Os dados são da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), analisados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
O levantamento revela que Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí foram os estados com maior crescimento proporcional no número de habilitações para motociclistas. O avanço ocorre não só em grandes centros urbanos, mas também em regiões menos populosas, demonstrando a ampliação do uso das motocicletas como meio de transporte, ferramenta de trabalho e fonte de renda em todo o território nacional.
Fonte: SENATRAN (*) – Dados até maio/2025
Mobilidade
Com a produção nacional concentrada no Polo Industrial de Manaus, o Brasil figura entre os maiores fabricantes de motocicletas do mundo. Segundo a Abraciclo, a motocicleta se consolidou como um dos principais meios de transporte do país, especialmente em regiões onde o transporte público é escasso e o deslocamento por automóvel se torna inviável.
O aumento no número de habilitados acompanha essa expansão. Em 2016, o Brasil somava cerca de 29,5 milhões de condutores aptos a pilotar veículos de duas ou três rodas. Em 2025, são mais de 40,8 milhões. Alagoas lidera o crescimento proporcional com 86,3% de alta, seguido por Amazonas (79,7%), Bahia (62,6%) e Piauí (58,7%).
Três histórias, uma paixão
Para além dos números, a moto também representa liberdade e conexão. O alagoano Ricardo Chaves, eletrotécnico, entrou no mundo das motocicletas por acaso, ao ser contemplado por um consórcio. “Estava de olho em um carro, mas só podia pegar uma moto. Foi a melhor coisa que me aconteceu”, conta. Hoje, usa o veículo tanto para o cotidiano quanto para viajar.
Já a tatuadora Gessiane Sena, natural de Porto Velho e moradora de Manaus, cresceu em meio a motociclistas. Há oito anos, integra o As Amazonas Moto Clube Brasil, primeiro grupo feminino do estado. Em uma de suas viagens, cruzou até a Guiana. “A motocicleta me permite uma conexão profunda com o mundo. É uma extensão da minha alma livre”, resume.
O paulista Edmilson Pereira, conhecido como Eddy, vive hoje no interior da Bahia e fundou o Bikers Family-Bahia Moto Clube em 2019, justamente no Dia do Motociclista. Em setembro, se prepara para rodar até o Rastro da Serpente, trajeto entre São Paulo e Paraná famoso entre os motociclistas. A viagem será feita com uma moto de baixa cilindrada. “Quero testar meus limites”, afirma.
Conscientização
O Dia do Motociclista (27 de julho) passa a integrar oficialmente a nova Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. A iniciativa busca ampliar o debate sobre pilotagem defensiva, uso correto dos equipamentos de segurança e respeito às leis de trânsito.
Para a Abraciclo, a ação reforça o compromisso com a valorização da vida e o papel das motocicletas como ferramenta de mobilidade segura, quando utilizadas com responsabilidade.
Setor de duas rodas
Criada em 1976, a Abraciclo reúne 15 fabricantes do setor e atua para fortalecer a indústria nacional. A produção de motocicletas no Brasil alcançou 1,8 milhão de unidades em 2024, colocando o país como o sexto maior fabricante global. Já o setor de bicicletas, também concentrado em Manaus, posiciona o Brasil como o quarto maior produtor mundial.
No total, o setor gera cerca de 18,7 mil empregos diretos em Manaus e mais de 150 mil em todo o Brasil.
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