Do Micro Ao Macro
Black Friday da inteligência artificial expõe riscos de golpes digitais e consumo mais cauteloso em 2025
Pesquisa mostra que 63% dos consumidores não sabem identificar fraudes com IA e 20% já foram vítimas em edições anteriores


A Black Friday 2025 será marcada por novas ameaças digitais. Golpes que utilizam inteligência artificial, como deep fakes, vozes clonadas e vídeos falsos de promoções, ampliaram a desconfiança dos consumidores. O risco tecnológico se soma à cautela econômica, tornando a decisão de compra mais racional e menos impulsiva.
A constatação faz parte de uma pesquisa do Reclame AQUI, que entrevistou 3,3 mil pessoas entre 5 e 9 de agosto. O levantamento mostrou que 63% dos consumidores não sabem identificar golpes feitos com inteligência artificial e 20% já foram vítimas em edições anteriores da Black Friday. O receio de cair em fraudes digitais está entre os principais motivos para não participar da data.
Segundo Edu Neves, CEO e cofundador da plataforma, “a Black Friday tem se tornado um campo de batalha entre a busca por ofertas e os golpes cada vez mais tecnológicos. O golpe não está só na largada, na oferta imperdível. Pode ser depois de você já ter escolhido a loja, lá na etapa final, na hora do pagamento”. Ele recomenda o uso do Detector de Site Confiável do Reclame AQUI para verificar links antes de efetivar a compra.
O estudo indica que 76% dos consumidores ainda não decidiram se vão comprar este ano. Entre os que pretendem aproveitar a data (10%), mais da metade (55%) afirma que vai reduzir o orçamento em relação a 2024, priorizando parcelamentos e itens pessoais, como roupas (41%), cosméticos (24%) e eletrodomésticos (22%).
A reputação das marcas e a segurança contra golpes se destacam como fatores decisivos de compra, à frente de pontos tradicionais como frete e condições de pagamento. Para 34% dos entrevistados, a confiabilidade da empresa é determinante, enquanto 33% citam a proteção contra fraudes e 25% avaliam reviews de outros consumidores como critério de escolha.
Edu Neves reforça que a Black Friday exige mais cautela: “o consumidor precisa adotar a paciência de investigar cada loja, site, link e oferta. A força da comunidade é a maior proteção contra riscos e fraudes”.
De acordo com a pesquisa, 98% dos consumidores já pesquisam antes de comprar, 48% estão monitorando preços e 79% devem realizar as compras online. O pagamento parcelado no cartão (67%) e o PIX (51%) aparecem como as formas de pagamento mais mencionadas.
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