Do Micro Ao Macro
BB e Tesouro abrem bolsas em pós de contabilidade pública
Parceria entre BB, Tesouro Nacional e Fipecafi cria bolsas integrais em pós-graduação em contabilidade pública, com processo seletivo aberto até fevereiro de 2026
Impulsionada por uma parceria institucional, a oferta de bolsas integrais para uma pós-graduação em contabilidade aplicada ao setor público foi anunciada nesta semana. O curso será ministrado pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, com financiamento do Banco do Brasil e supervisão da Secretaria do Tesouro Nacional.
A iniciativa estabelece uma formação gratuita voltada a profissionais interessados na contabilidade governamental. As bolsas viabilizam o acesso ao curso “Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, estruturado para atender às normas e exigências atuais da administração pública brasileira.
Estrutura do curso e bolsas
A formação foi idealizada e será conduzida pela FIPECAFI, enquanto o financiamento das bolsas é responsabilidade do Banco do Brasil. A supervisão acadêmica e institucional ficará a cargo da Secretaria do Tesouro Nacional.
Além disso, o conteúdo tem como eixo o patrimônio público, tratado como objeto da contabilidade governamental. O programa aborda o ensino conceitual e aplicado das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, conhecidas como NBC TSPs.
Conteúdos abordados
De acordo com Luciano Nurnberg Peres, especialista e coordenador da pós-graduação da FIPECAFI, o curso também avança sobre outras frentes da gestão pública. Assim, entram na grade temas relacionados ao orçamento, à dimensão fiscal e à gestão de custos no setor público.
Na sequência, a programação inclui discussões sobre gestão fiscal e ESG aplicados à administração pública. Esses temas complementam o foco patrimonial e ampliam o escopo da formação viabilizada pelas bolsas oferecidas na parceria.
Processo seletivo
O processo seletivo para as bolsas ficará aberto até 13 de fevereiro de 2026. As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário disponível no site oficial do curso, onde também estão o edital e as informações completas sobre a pós-graduação.
Durante a inscrição, o candidato precisa preencher todos os campos exigidos. A FIPECAFI informa que não se responsabiliza por inscrições não concluídas em razão de falhas técnicas ou problemas de comunicação. A inscrição implica a aceitação integral das regras previstas no edital.
A divulgação dos candidatos selecionados e da lista de espera ocorrerá em 2 de março de 2026, por meio da página oficial do curso. A aprovação no processo seletivo não assegura a vaga automaticamente, que depende da efetivação da matrícula.
Os candidatos classificados dentro do número de vagas receberão orientações por e-mail para matrícula entre 2 e 6 de março de 2026. Nessa etapa, será exigido o envio da documentação obrigatória. Todas as informações adicionais sobre as bolsas, o cronograma e o edital estão disponíveis no site oficial da FIPECAFI.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



