Do Micro Ao Macro
Banco lança simulador gratuito para ajudar brasileiros com planejamento financeiro
Quatro em cada dez brasileiros têm algum tipo de dívida, segundo o Observatório Febraban 2025. Entre os endividados, 23% acreditam que terminarão o ano com situação financeira ainda mais difícil. O Banco Central e o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) apontam que o nível médio […]


Quatro em cada dez brasileiros têm algum tipo de dívida, segundo o Observatório Febraban 2025. Entre os endividados, 23% acreditam que terminarão o ano com situação financeira ainda mais difícil. O Banco Central e o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) apontam que o nível médio de letramento financeiro do país é de 59,6%, um dos mais baixos entre as grandes economias emergentes.
Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que o endividamento das famílias alcançou 78,4% em junho de 2025, e 30,4% das pessoas estão com contas em atraso. Destas, 12,5% afirmam não ter condições de quitar as dívidas. Já o Serasa calcula que 77,8 milhões de brasileiros estão com o nome nos cadastros de inadimplência.
Apesar do quadro preocupante, o levantamento da Febraban indica que 55% dos brasileiros reconhecem a importância de acompanhar e controlar as próprias finanças, mesmo sem domínio técnico sobre o tema. Isso reforça a necessidade de ampliar a educação financeira e incentivar o planejamento de longo prazo.
BTG Pactual lança simulador de planejamento financeiro
Para contribuir com esse avanço, o BTG Pactual lançou o Simulador de Planejamento Financeiro, uma ferramenta gratuita que permite ao usuário visualizar diferentes cenários de aposentadoria e projetar decisões financeiras futuras.
O sistema oferece cálculos automáticos baseados nas informações inseridas pelo usuário, apresentando projeções de patrimônio acumulado, renda mensal estimada após a aposentadoria e gráficos que indicam ajustes necessários para atingir as metas desejadas.
A plataforma é gratuita e acessível. O usuário pode testar quantos cenários quiser, ajustando variáveis como tempo de contribuição, valor de aportes e renda almejada.
Planejar o futuro se torna prioridade
O BTG Pactual destaca que o planejamento financeiro é essencial para manter o padrão de vida após o fim da vida ativa e reduzir a dependência da previdência pública. O modelo permite adaptar aportes e estratégias conforme as condições econômicas mudam — seja por inflação, instabilidade de mercado ou novas metas pessoais.
Ao usar o simulador, é possível comparar situações como aposentar-se mais cedo, aumentar a renda desejada ou reduzir aportes, ajudando a ajustar decisões do presente com base em objetivos futuros.
Ferramenta já está disponível
Lançado em 3 de outubro de 2025, o simulador está disponível no site. A expectativa é atrair tanto quem está dando os primeiros passos na organização financeira quanto investidores que já possuem visão de longo prazo.
Em um país onde o endividamento atinge recordes e mais da metade da população admite baixo conhecimento sobre finanças pessoais, o simulador representa uma oportunidade prática para devolver ao cidadão o controle sobre suas escolhas econômicas. É também um lembrete de que decisões tomadas hoje podem determinar o padrão de vida do amanhã.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.