Do Micro Ao Macro
Auxílio-maternidade também se aplica a desempregadas que mantêm vínculo com o INSS
Solicitação pode ser feita online por mulheres que ainda estão no período de graça após a última contribuição


O auxílio-maternidade é um benefício previdenciário pago pelo INSS e pode ser concedido mesmo a mulheres que não possuem vínculo empregatício no momento da solicitação. A condição é que a requerente mantenha a chamada “qualidade de segurada”, ou seja, esteja dentro do período legal após a última contribuição.
Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, 49,1% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres. Esse número reforça a importância do benefício para garantir renda em um momento em que as responsabilidades aumentam.
De acordo com Lucimara Scaglione, gerente de Recursos Humanos da Recovery, é necessário que as mulheres conheçam os critérios exigidos para acessar o benefício.
Entenda quem pode receber o auxílio-maternidade
Mulheres desempregadas podem ter acesso ao auxílio desde que tenham contribuído ao INSS antes da demissão.
Além disso, é preciso estar dentro do chamado “período de graça”, que garante a manutenção temporária da condição de segurada mesmo sem pagamento de novas contribuições.
Esse prazo é de 12 meses a partir da última contribuição.
Entretanto, pode ser ampliado para até 24 meses se houver mais de 120 contribuições no histórico da trabalhadora.
Ainda é possível estender por mais 12 meses caso ela esteja registrada no Sine ou tenha recebido o Seguro-Desemprego.
Veja os requisitos exigidos para solicitar o benefício
Para ter o auxílio aprovado, a solicitante deve:
– Estar no período de graça e manter a qualidade de segurada
– Ter contribuído ao INSS antes de ficar desempregada
– Apresentar os documentos exigidos pelo órgão previdenciário
Entre os documentos aceitos estão: certidão de nascimento do filho, atestado médico em caso de adoção ou aborto, além de documentos pessoais.
Saiba como fazer o pedido pelo Meu INSS
A solicitação pode ser feita de forma digital, sem necessidade de comparecer a uma agência.
O passo a passo é o seguinte:
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Verificar se ainda está no período de graça
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Reunir os documentos necessários
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Acessar o site ou o aplicativo Meu INSS
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Fazer login com CPF e senha
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Selecionar a opção “Salário Maternidade” no menu de serviços
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Preencher os dados e anexar os arquivos exigidos
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Enviar a solicitação e acompanhar o processo pela mesma plataforma
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