Do Micro Ao Macro
Aproveite a Olimpíada para impulsionar suas vendas; veja dicas
Datas comemorativas e eventos esportivos trazem novas oportunidades para melhorar a experiência dos negócios


Com a chegada da Olimpíada de Paris, que começa em 26 de julho, muitas empresas estão em busca de novas oportunidades de mercado.
Eventos esportivos atraem um público maior, o que pode impactar positivamente as vendas no comércio. De acordo com Enio Pinto, gerente de relacionamento do Sebrae, um bom planejamento é necessário para evitar surpresas indesejadas. Ele destaca que a experiência de compra é tão importante quanto o próprio produto.
Confira as sugestões para otimizar suas estratégias comerciais durante os Jogos Olímpicos!
Caracterize o ambiente
Adapte seu espaço físico e virtual para refletir a temática da Olimpíada, se isso for relevante para seu negócio.
Explore os cinco sentidos
Aproveite para criar uma experiência sensorial completa. Ajuste a disposição dos produtos, adicione aromas, música e ofereça pequenos petiscos.
Brindes promocionais temáticos
Ofereça brindes que remetam ao evento, como produtos com símbolos olímpicos ou cores relacionadas. Isso ajuda a reforçar a conexão com a Olimpíada.
Organize a estrutura do negócio
Garanta que o estoque esteja bem organizado e que a equipe esteja treinada. Esteja preparado para atender um aumento na demanda de forma eficiente.
Ganha-ganha
Negocie condições favoráveis com fornecedores para conseguir boas promoções e poder oferecer preços competitivos aos seus clientes.
Combos promocionais
Crie pacotes promocionais de produtos complementares. Se seu negócio não está diretamente ligado à Olimpíada, faça parcerias com empresas do setor esportivo.
Casquinha tecnológica
Implemente soluções tecnológicas que permitam a compra e o acesso aos seus produtos de forma prática e digital, facilitando a vida do cliente.
Transmissão de jogos
Considere transmitir os jogos no seu estabelecimento e ofereça incentivos para os clientes que assistirem aos eventos e consumirem no local.
Experiência presencial + digital
Assegure que a experiência oferecida no seu espaço físico seja consistente com a experiência online, incluindo redes sociais e e-commerce.
Gere engajamento
Crie promoções e atividades que envolvam o público, como sorteios e descontos baseados no desempenho de equipes durante os jogos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.