Do Micro Ao Macro

Apenas 3% das empresas se consideram preparadas para inovar, aponta pesquisa

Especialista aponta caminhos não exaustivos para colocar a inovação em prática; veja a seguir alguns caminhos para quem quer começar

Apenas 3% das empresas se consideram preparadas para inovar, aponta pesquisa
Apenas 3% das empresas se consideram preparadas para inovar, aponta pesquisa
Apenas 3% das empresas se consideram preparadas para inovar, aponta pesquisa Apenas 3% das empresas se consideram preparadas para inovar, aponta pesquisa
Apoie Siga-nos no

Apenas 3% das empresas ao redor do mundo se consideram prontas para dar prioridade à inovação, conforme um estudo do Boston Consulting Group (BCG) com mais de mil empresários.

Para ajudar a mudar essa realidade, a Semente Negócios, que desenvolve soluções voltadas à inovação, tem promovido iniciativas em mais de 136 projetos, incluindo parcerias com empresas como Natura e Be8.

César Costa, CEO da Semente Negócios, afirma que “inovação é uma estratégia para aumentar competitividade e longevidade das empresas”.

Com base na experiência acumulada, ele destaca a importância de uma análise detalhada para definir onde a organização está e onde quer chegar. “Ter uma estratégia estruturada e baseada em dados facilita a implementação de processos de inovação”, comenta Costa.

A Innoway by Semente, divisão da Semente Negócios dedicada à inovação, oferece um sistema de diagnóstico que auxilia na elaboração de planos para ampliar a capacidade inovadora das empresas.

Esta ferramenta utiliza a experiência de 13 anos da empresa para melhorar a performance das organizações.

Para que as empresas adotem práticas inovadoras, as lideranças precisam aprimorar seu entendimento sobre dados, inovação e governança, além de administrar seus talentos de forma equilibrada.

“A cultura de inovação é formada por estágios que medem o nível de inovação das empresas. Na Innoway, transformamos percepções dos trabalhadores em dados tangíveis, o que possibilita uma gestão mais estratégica para o futuro das empresas”, completa Costa.

Patrocínio e incentivo à inovação

Lideranças devem promover a inovação entre os funcionários, mostrando sua importância e participando ativamente desse processo.

Estratégia de inovação acessível

É essencial criar e divulgar estratégias de inovação alinhadas com os objetivos da empresa e desafiadoras dos padrões estabelecidos.

Governança estruturada para inovação

Uma governança sólida ajuda a alinhar metas, destinar recursos e definir papéis para processos de inovação mais organizados.

Cultura de inovação

As empresas devem estimular uma cultura que incentive a inovação, superando resistências e criando um ambiente de confiança.

Aprimoramento no uso de dados

A transformação digital possibilita uma cultura orientada por dados, gerando insights valiosos para decisões estratégicas.

Desenvolvimento tecnológico ágil

Investimentos em metodologias ágeis e ferramentas de desenvolvimento possibilitam respostas rápidas às mudanças do mercado.

Modernização de modelos de negócios

Atualizar modelos de negócios permite manter a competitividade e atender às demandas do mercado.

“Dados sólidos mudam a maneira como implementamos inovação”, destaca Costa.

Segundo ele, o Brasil tem capacidade para se tornar uma referência nesse mercado, com uma visão que busca adaptar empresas a diferentes contextos e realidades.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo