Do Micro Ao Macro
Alura, Google e Sebrae lançam curso gratuito para acelerar a digitalização de MPEs
Imersão online ensina como usar Google Ads, Gemini e Business Profile; inscrições vão até 23 de outubro
Por
Do Micro ao Macro
07.10.2025 12h00


Para impulsionar a eficiência e a produtividade dos pequenos negócios, Alura + FIAP Para Empresas, Google e Sebrae anunciam a 2ª edição da “Imersão Empreendedora em IA”. Gratuito, online e com certificado de participação, o programa oferece capacitação prática em ferramentas digitais, preparando empreendedores de MPEs para aproveitar datas estratégicas do segundo semestre do ano, como Black Friday e Natal. As inscrições ficam abertas de 6 de outubro a 23 de outubro e podem ser feitas pelo link oficial.
Com uma live de abertura exclusiva, as aulas acontecem entre 23 e 30 de outubro no formato on-demand. O conteúdo é voltado a empreendedores com nível iniciante ou intermediário em tecnologia, interessados em fortalecer a presença digital e ampliar resultados de forma acessível.
Durante a imersão, os participantes terão acesso a orientações práticas sobre como aplicar o Google Gemini,o Google Business Profile e o Google Ads, além de estratégias de empreendedorismo, para automatizar processos, aumentar a visibilidade online, aprimorar a tomada de decisões estratégicas e potencializar vendas com o apoio da Inteligência Artificial.
“Otimizar processos, fortalecer a comunicação com os clientes e tomar decisões mais assertivas são fatores que impactam diretamente os resultados de qualquer empresa, independentemente do porte. Ao desenvolver competências digitais, os empreendedores ganham agilidade, eficiência e visão estratégica para transformar seus negócios”, afirma o diretor de Programas e Experiências da Alura + FIAP Para Empresas, Guilherme Pereira.
O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, reforça: “O programa evidencia como a capacitação em inovação deixou de ser um diferencial para se tornar fundamental para qualquer empreendedor que deseja se manter competitivo e expandir sua atuação, especialmente em um mercado tão dinâmico e em constante transformação como o que vivemos hoje”.
Cronograma das atividades
Com especialistas das três instituições e nomes de referência do mercado, a programação inclui cinco aulas temáticas, cada uma voltada para desafios concretos do dia a dia dos negócios. Confira a programação:
Aula 1 | 23.10 [LIVE] – A oportunidade para negócios no final do ano e os 3As do perfil campeão: a ideia é demonstrar o potencial de vendas e crescimento no último trimestre, com ênfase nas oportunidades de sazonalidade e nas práticas dos “3As do perfil campeão” (Aparecer, Atrair e Atender).
Aula 2 | 27.10 – Na prática: como gerar mais visibilidade. Dicas e otimização com IA do Google para um perfil campeão: nesta aula, o objetivo é ensinar técnicas e recursos práticos para otimizar a visibilidade do negócio no Google, com apoio das ferramentas de IA da empresa.
Aula 3 | 28.10 – Marketing local com IA: como podemos gerar mais resultado: será mostrado como aplicar IA para impulsionar estratégias de marketing local, transformando dados e ferramentas em ações concretas.
Aula 4 | 29.10 – Turbine suas estratégias com anúncios: potencialize a conversão: aula de capacitação dos empreendedores para criar anúncios mais eficazes, com foco em campanhas locais e uso inteligente de IA.
Aula 5 | 30.10 – Turbine sua eficiência com IA: marketing, atendimento e gestão financeira com ferramentas gratuitas do Google: por fim, as ferramentas gratuitas de IA do Google, que aumentam a produtividade e melhoram os resultados em marketing, atendimento e finanças, serão apresentadas.
“Esta é uma oportunidade singular para o empreendedor brasileiro. Nosso objetivo é democratizar o acesso à Inteligência Artificial, oferecendo um aprendizado prático e acessível que está diretamente conectado à realidade dos pequenos negócios”, afirma Eitan Blanche, líder de parcerias da Busca do Google. “Durante a imersão, mostraremos como os participantes podem utilizar o Perfil da Empresa do Google e as nossas ferramentas de IA para transformar e impulsionar sua presença digital, especialmente nos resultados da Busca.”
Para conferir mais informações sobre a imersão e a inscrição, basta acessar este link.
Serviço
“Imersão empreendedora em IA”
Quando: aulas disponibilizadas entre 23 e 30 de outubro;
Inscrições: entre 6 de outubro e 23 de outubro neste link;
Investimento: gratuito
Sobre a Alura + FIAP Para Empresas
A Alura + FIAP Para Empresas oferece soluções corporativas dentro do Grupo Alun, maior ecossistema de educação em tecnologia do Brasil, que une Alura, FIAP e PM3. Atua como parceira estratégica das empresas em objetivos de capacitação e desenvolvimento de pessoas em tecnologia, com a proposta de preparar equipes para as principais demandas do mercado e para a transformação digital das organizações. Com uma plataforma de mais de 1600 cursos online, ferramentas de gestão do aprendizado, programas personalizados e cursos com titulação (oferecidos pela FIAP, com nota máxima no MEC), a Alura Para Empresas impulsiona pessoas de todas as carreiras e empresas de todos os tamanhos e segmentos na aceleração de resultados. Mais de 9 mil organizações já aderiram às soluções de educação corporativa da Alura Para Empresas, entre elas, F1rst, TOTVS, Banco do Brasil e Thoughtworks.
Sobre o Google
A missão do Google é organizar todas as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis. Por meio de produtos e plataformas como a Busca, o Maps, o Gmail, o Android, a Google Play, o Google Cloud, o Chrome e o YouTube, o Google tem um papel significativo na vida de bilhões de pessoas e se tornou uma das empresas mais conhecidas em todo o mundo. Google é uma subsidiária da Alphabet Inc.
Sobre o Sebrae
O Sebrae é uma instituição com mais de 50 anos de existência e que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte no Brasil, estimulando o empreendedorismo e possibilitando a geração de emprego e renda. O Sebrae desempenha um papel fundamental no fortalecimento da economia brasileira ao apoiar empresários e fomentar a cultura empreendedora e a presença digital, operando por meio de consultorias, capacitações, cursos e programas que abrangem diversas áreas, como gestão, inovação, acesso a mercados e financiamento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.