Do Micro Ao Macro
Afastamento de trabalhadores por problemas psicológicos disparou em 2024
‘Do Micro ao Macro’ é uma produção de CartaCapital em parceria com o Sebrae


O ano de 2024 apresentou um preocupante aumento no número de trabalhadores afastados por questões psicológicas: foram quase meio milhão de licenças no ano passado. Na comparação com 2023, o aumento foi de 68%. Entre as causas, destacam-se ambientes de trabalho marcados por estresse, excesso de demandas e falhas da gestão.
A partir de 25 de maio, entre em vigor a nova versão da Norma Regulamentadora n° 1, a NR-1 do Ministério do Trabalho. Com ela, todas as empresas serão obrigadas a identificar a gerenciar riscos psicossociais, como assédio, sobrecarga e conflitos. Isso exige planejamento, mas também pode evitar prejuízos futuros. Saiba mais no novo episódio da série “Do Micro ao Macro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.