Do Micro Ao Macro
Afastamento de trabalhadores por problemas psicológicos disparou em 2024
‘Do Micro ao Macro’ é uma produção de CartaCapital em parceria com o Sebrae


O ano de 2024 apresentou um preocupante aumento no número de trabalhadores afastados por questões psicológicas: foram quase meio milhão de licenças no ano passado. Na comparação com 2023, o aumento foi de 68%. Entre as causas, destacam-se ambientes de trabalho marcados por estresse, excesso de demandas e falhas da gestão.
A partir de 25 de maio, entre em vigor a nova versão da Norma Regulamentadora n° 1, a NR-1 do Ministério do Trabalho. Com ela, todas as empresas serão obrigadas a identificar a gerenciar riscos psicossociais, como assédio, sobrecarga e conflitos. Isso exige planejamento, mas também pode evitar prejuízos futuros. Saiba mais no novo episódio da série “Do Micro ao Macro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.