Do Micro Ao Macro
Abrir uma empresa no Brasil agora leva apenas 18 horas
‘Do Micro ao Macro’ é uma produção de CartaCapital em parceria com o Sebrae


O tempo médio para abertura de uma nova empresa no Brasil caiu para 18 horas no segundo quadrimestre de 2024. Esse foi o número divulgado pelo Ministério do Empreendedorismo no último boletim do Mapa de Empresas. Trata-se de uma redução de 38% em relação ao ano passado. Essa rapidez é resultado da digitalização e da desburocratização dos processos. Essa “virada digital” facilita a vida dos empresários e incentiva a criação de novos negócios, o que acaba favorecendo o crescimento econômico para toda a sociedade. Saiba mais sobre esses resultados no novo episódio de “Do Micro ao Macro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.