Do Micro Ao Macro

76% dos profissionais querem mudanças nos benefícios, aponta pesquisa

Levantamento mostra que, mesmo com avanços, persiste descompasso entre o que empresas oferecem e o que trabalhadores desejam

76% dos profissionais querem mudanças nos benefícios, aponta pesquisa
76% dos profissionais querem mudanças nos benefícios, aponta pesquisa
Clubes de benefícios aumentam faturamento de empresas em até 45%
Apoie Siga-nos no

A Pesquisa de Benefícios 2025 da Robert Half indica que 76% dos profissionais gostariam de mudanças no pacote de incentivos, apesar de 57% declararem estar satisfeitos com os auxílios recebidos. O número se mantém estável em comparação a 2023 e 2024, quando 74% e 77% dos trabalhadores, respectivamente, manifestaram o mesmo desejo.

Personalização em alta

O estudo foi feito com 1.400 profissionais com ensino superior completo, 25 anos ou mais. Para 84% dos entrevistados, a possibilidade de escolher seus benefícios é prioridade. Apenas 21% têm essa opção, contra 15% no ano passado. O dado aponta que a personalização, embora ainda limitada, começa a ganhar espaço nas empresas.

“Os dados mostram um descompasso entre os benefícios oferecidos pelas empresas e o que os trabalhadores realmente valorizam. É fundamental que as organizações continuem a busca por soluções alinhadas à sua realidade para conciliar esses interesses”, afirma Leonardo Berto, gerente da Robert Half.

Impacto na atração e retenção

A pesquisa também confirma o peso dos benefícios na gestão de talentos: 53% dos trabalhadores e 49% das empresas reconhecem a influência direta desses incentivos na atração e retenção de profissionais qualificados.

Segundo Berto, esse fator ganha relevância diante do cenário atual. “Com o desemprego em níveis historicamente baixos, a oferta de profissionais com qualificação no mercado é mínima. Para atrair talentos, muitas vezes as companhias precisam recrutá-los de outras organizações. Nesses casos, especialmente quando o salário não pode ser um diferencial significativo, os benefícios tornam-se um instrumento poderoso de negociação.”

O que profissionais querem x o que empresas oferecem

O levantamento mostra divergências claras entre os itens mais valorizados e os mais ofertados pelas companhias.

Mais valorizados pelos profissionais Mais oferecidos pelas empresas
Bônus acordado (anual, trimestral, mensal ou eventual) Vale-refeição/alimentação
Plano de saúde privado Plano de saúde privado
Vale-refeição/alimentação Plano odontológico
Plano de previdência privada Seguro de vida/contra acidentes
Plano odontológico Bônus acordado
Incentivo/reembolso para educação Vale-transporte
Auxílio combustível/reembolso Convênio com academias
Seguro de vida/contra acidentes Celular corporativo e/ou reembolso de plano móvel
Carro da empresa/ajuda de custo Plano de previdência privada
Celular corporativo e/ou reembolso de plano móvel Auxílio-creche

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo