Do Micro Ao Macro

72% das participantes do Empreendedoras do Futuro ampliam faturamento após formação

Iniciativa do Itaú, IFC e FGV mostra impacto direto da capacitação em negócios liderados por mulheres

72% das participantes do Empreendedoras do Futuro ampliam faturamento após formação
72% das participantes do Empreendedoras do Futuro ampliam faturamento após formação
Mais de 60% das nanoempreendedoras das Vendas Diretas são mulheres e jovens Foto: ABEVD
Apoie Siga-nos no

Em um levantamento realizado após um ano do programa Empreendedoras do Futuro foi revelado que 72% das participantes registraram aumento de faturamento.

Os negócios liderados por mulheres que concluíram a formação apresentaram crescimento médio de 37%. Além disso, 24% das empresas ampliaram suas equipes, resultando em expansão média de 20% no número de funcionários.

Estrutura da capacitação

A iniciativa foi desenvolvida pelo Itaú Unibanco em parceria com a International Finance Corporation (IFC) e a Fundação Getulio Vargas (FGV). O curso gratuito de gestão e liderança foi direcionado a cerca de 100 empreendedoras clientes do Itaú Empresas e participantes do programa Itaú Mulher Empreendedora.

A formação incluiu workshops presenciais, encontros virtuais quinzenais, sessões de coaching e tutoria em grupo. Foram abordados temas como gestão estratégica, finanças, marketing e impacto socioambiental. O objetivo foi fornecer ferramentas práticas para aplicação imediata na rotina empresarial.

De acordo com Cintia Camargo, diretora de Crédito do Itaú Empresas, a experiência trouxe evidências sobre a relevância da capacitação. “O estudo feito pela FGV indica que empresas com acesso a esse tipo de apoio têm 30% mais chances de permanecerem ativas após cinco anos”, afirmou.

Cintia acrescentou que o programa reforça o papel do banco em apoiar empreendedoras em todas as fases de seus negócios, oferecendo suporte estratégico além dos serviços financeiros.

Desafios femininos

Segundo a pesquisa Cabeça de Dono, realizada em 2024 pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Itaú Empresas, as mulheres líderes de pequenas e médias empresas percebem a concorrência de forma mais intensa: 83% citaram esse fator como barreira, frente a 74% dos homens. Além disso, 73% delas relataram maior dificuldade em inovar e expandir os negócios, contra 63% dos homens.

Longo prazo

Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco, destacou que o Itaú Mulher Empreendedora já alcançou mais de 900 mil mulheres em mais de 12 anos. “Empreender pode ser uma atividade solitária, e no caso das mulheres, há obstáculos adicionais relacionados ao gênero. A proposta é oferecer capacitação, conexão e inspiração para que tenham maior autonomia na condução de seus negócios”, afirmou.

Próximas turmas

A segunda edição do Empreendedoras do Futuro já foi concluída, reunindo mais 100 participantes. A terceira turma está em andamento, com encerramento previsto para novembro de 2025.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo