Do Micro Ao Macro

70% das competências profissionais mudarão até 2030: saiba como se preparar

Competências ganham peso no mercado com avanço da IA, requalificação constante e foco em habilidades técnicas, comportamentais e cognitivas

70% das competências profissionais mudarão até 2030: saiba como se preparar
70% das competências profissionais mudarão até 2030: saiba como se preparar
Competências ganham novo peso no mercado de trabalho com avanço da IA, requalificação constante e foco em habilidades técnicas, comportamentais e cognitivas Competências ganham novo peso no mercado de trabalho com avanço da IA, requalificação constante e foco em habilidades técnicas, comportamentais e cognitivas
Apoie Siga-nos no

As competências exigidas pelo mercado de trabalho devem mudar de forma ampla até o fim da década. A estimativa é que 70% delas passem por transformações até 2030, o que já impõe ajustes nas estratégias de carreira a partir de 2026.

De acordo com José Tortato, COO do Banco Nacional de Empregos, a combinação entre Inteligência Artificial, upskilling e reskilling deixa de ser tendência e passa a integrar a rotina profissional. Segundo ele, experiência técnica isolada perde espaço diante da capacidade de atualização contínua das competências.

Enquanto o upskilling aprofunda conhecimentos já dominados para acompanhar mudanças na área de atuação, o reskilling permite a aquisição de novas competências para quem busca transições de carreira ou entrada em setores com maior demanda.

Papel da tecnologia

Nesse processo, a tecnologia deixa de ser diferencial competitivo. O domínio da Inteligência Artificial passa a ser pré-requisito transversal, presente em diferentes funções e níveis hierárquicos.

Além disso, Tortato destaca que o profissional precisa saber comunicar essas competências. Para ele, a exposição estratégica do repertório técnico e comportamental ganhou relevância no ambiente digital.

“As redes sociais ajudam a compartilhar experiências e a construir networking. Elas permitem demonstrar competências de forma contínua, inclusive quando o profissional já está empregado”, afirma.

Competências passam a ser avaliadas em três frentes

Com as mudanças em curso, o mercado tende a organizar a avaliação de talentos em três grupos principais de competências, que passam a orientar processos de recrutamento e desenvolvimento.

No campo das Hard Skills, entram alfabetização digital, Inteligência Artificial, Machine Learning, análise de dados, automação e práticas ligadas a sustentabilidade e ESG.

Já nas Soft Skills, ganham espaço pensamento analítico, criatividade, resiliência, inteligência emocional, liderança e escuta ativa.

Por fim, as chamadas Abilities reúnem competências cognitivas como raciocínio lógico e abstrato, velocidade perceptiva, clareza na comunicação oral e escrita e resolução de problemas complexos.

Para Tortato, a principal habilidade que conecta todas essas frentes é a capacidade de aprendizado contínuo. Segundo ele, aprender a aprender se consolida como o eixo central das competências exigidas no mercado de trabalho ao longo da próxima década.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo