Do Micro Ao Macro
68% das empresas brasileiras se tornaram mais digitais após a pandemia
Presença online passou a ser uma necessidade para pequenas e médias empresas no mercado atual


Dados do Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) revelam que o Brasil tem mais de 21 milhões de organizações ativas. Destas, 99% são micro, pequenas e médias empresas, reforçando a relevância do segmento para a economia nacional.
Uma pesquisa da Opinion Box indica que 68% das empresas B2B no Brasil se tornaram mais digitais após a pandemia de Covid-19. Esse movimento reflete a transformação digital que alcançou pequenos negócios e empreendedores.
Ter presença digital é uma necessidade no mercado atual
Segundo Rafael Hertel, diretor de marketing da Hostinger, estar presente no mundo digital deixou de ser opcional.
“Ter um site fortalece a marca, aumenta a credibilidade e abre portas para novos públicos e oportunidades de vendas”, afirma Rafael. Ele acredita que a presença digital demonstra que uma empresa está pronta para atender às demandas do mercado atual.
Hostinger oferece suporte para negócios digitais
A Hostinger, uma das principais plataformas de hospedagem de sites no mundo, apoia pequenos negócios com ferramentas acessíveis.
De acordo com Rafael, a empresa oferece planos competitivos que permitem criar sites profissionais sem exigir conhecimentos técnicos avançados.
“O criador de sites da Hostinger é intuitivo e conta com ferramentas de personalização e suporte técnico disponível 24 horas”, explica.
Ele também destaca que a Hostinger tem como objetivo ajudar empreendedores que possuem poucos recursos ou conhecimento técnico. “Queremos que pequenos negócios tenham as ferramentas necessárias para prosperar no mercado digital”, conclui Rafael.
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