Do Micro Ao Macro
6 dicas de contabilidade que fortalecem a saúde financeira da empresa
Especialista destaca práticas que evitam erros comuns e aumentam a segurança das decisões empresariais


Misturar contas da empresa com as pessoais compromete o controle financeiro. Ter contas bancárias distintas facilita a análise de resultados e garante um fluxo de caixa mais organizado.
Controle o fluxo de caixa
O fluxo de caixa funciona como termômetro do negócio. Acompanhar entradas e saídas diariamente permite planejar investimentos, evitar atrasos em pagamentos e reduzir a necessidade de empréstimos.
Emita e arquive notas fiscais corretamente
Emitir notas fiscais de forma adequada assegura o cumprimento das exigências legais e reduz o risco de multas. Além disso, um arquivo organizado facilita auditorias e obrigações acessórias, como a declaração do Imposto de Renda.
Cumpra as obrigações fiscais e trabalhistas
A legislação tributária brasileira é complexa e muda com frequência. Atrasos em tributos ou declarações podem gerar penalidades financeiras e prejudicar a reputação da empresa no mercado.
Invista em planejamento tributário
Escolher o regime de tributação adequado — Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real — reduz custos e aumenta a eficiência. O planejamento tributário também ajuda a direcionar melhor os recursos da empresa.
Conte com uma contabilidade especializada
Aplicativos e softwares auxiliam, mas não substituem a atuação de profissionais qualificados. Empresas de contabilidade oferecem suporte técnico e estratégico, com conhecimento atualizado sobre normas e práticas do setor.
Segundo Gilson Marcos Coelho, CEO da BCCont, “uma contabilidade bem estruturada garante mais saúde financeira e, consequentemente, mais longevidade para as empresas. Estar atento às obrigações fiscais e contar com um bom suporte contábil é sinônimo de mais segurança nas decisões”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.