Do Micro Ao Macro

7 formas de usar inteligência artificial para expandir e gerir franquias com eficiência

Tecnologia ajuda franqueadoras a expandirem com agilidade, reduzir custos e manter o padrão de atendimento em todo o país

7 formas de usar inteligência artificial para expandir e gerir franquias com eficiência
7 formas de usar inteligência artificial para expandir e gerir franquias com eficiência
Quer ser seu próprio chefe? Franquias home based podem ajudar a testar o cenário
Apoie Siga-nos no

O setor de franquias mantém trajetória de crescimento no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado registrou alta de 13,5% em 2024, alcançando R$ 273,08 bilhões em faturamento. O avanço, porém, traz novos desafios: garantir a padronização de processos, acelerar a expansão e oferecer suporte ágil a franqueados e clientes em diferentes regiões.

Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) surge como aliada estratégica para redes que buscam eficiência e escalabilidade sem perder qualidade no atendimento. De acordo com Rafael Sanchez, CEO e fundador da Evolução Digital, empresa que desenvolve soluções de automação e assistentes virtuais para pequenas e médias empresas e redes de negócios, a tecnologia já permite ganhos concretos em produtividade e relacionamento.

A seguir, Sanchez apresenta sete formas de aplicar a IA para melhorar a gestão e o crescimento das franquias.

1. Expandir e qualificar o público-alvo

Com o uso de assistentes virtuais, é possível coletar e analisar dados de candidatos a franqueados, identificando automaticamente quem tem perfil compatível com a rede — considerando fatores como localização, experiência e capacidade de investimento. Assim, o time de expansão foca nos contatos mais promissores e aumenta a taxa de conversão.

2. Oferecer suporte automatizado ao franqueado

A IA pode responder dúvidas operacionais em tempo real, como padrões de marketing, controle de estoque e processos financeiros. Isso libera a equipe da franqueadora para lidar com questões mais estratégicas, sem comprometer a agilidade nas respostas.

3. Agilizar o atendimento ao cliente final

Com equipes enxutas, muitas franquias enfrentam dificuldades para conciliar operação e atendimento. Assistentes virtuais locais podem confirmar agendamentos, responder dúvidas e sugerir serviços, mantendo a comunicação ativa com o cliente. Segundo pesquisa da Hubspot, 90% das pessoas esperam resposta em até 10 minutos, o que mostra como o tempo de reação pode determinar o sucesso de uma venda.

4. Reduzir inadimplência com cobrança preventiva

Soluções de IA ajudam a identificar padrões de atraso e enviar lembretes personalizados, fazendo o acompanhamento automático de pagamentos. O resultado é a diminuição da inadimplência sem sobrecarregar o setor administrativo.

5. Monitorar satisfação e experiência do cliente

Sistemas inteligentes coletam feedbacks em tempo real por meio de pesquisas automáticas, consolidando as informações em relatórios de desempenho. Isso permite agir rapidamente diante de sinais de insatisfação e evitar impactos na reputação da marca.

6. Automatizar relatórios e gestão de dados

Com dezenas de unidades, consolidar informações de desempenho pode ser complexo. A IA gera relatórios automáticos, acompanha indicadores e cria dashboards visuais, facilitando a análise e a tomada de decisão por parte da gestão.

7. Treinar e atualizar franqueados continuamente

Assistentes virtuais também funcionam como tutores digitais, oferecendo materiais de treinamento, respondendo dúvidas e informando novidades da rede. Esse acompanhamento constante mantém os franqueados atualizados e alinhados às boas práticas da marca.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo