Do Micro Ao Macro
5 dicas para empreender no Brasil com mais consistência e foco no cliente
Especialista compartilha aprendizados práticos sobre gestão, propósito e execução para manter o negócio ativo no mercado competitivo


O número de empresas abertas no Brasil segue em alta e confirma a tendência de avanço no empreendedorismo, mas também evidencia os desafios de sustentabilidade no longo prazo.
Embora muitos brasileiros abram empresa por necessidade, manter um negócio em operação exige preparo, consistência e resiliência.
É o que defende Bruno Mena Cadorin, químico e fundador da WIER, empresa brasileira com presença internacional que desenvolve tecnologias para purificação de ar, água e superfícies. Ele destacou cinco pontos sobre gestão, propósito e execução para manter o negócio ativo no mercado competitivo
Adapte-se ao caos
Fatores externos como burocracia, variações econômicas ou mudanças políticas impactam diretamente a operação. Por isso, segundo Bruno, é necessário manter equilíbrio diante da imprevisibilidade.
“O ambiente ideal não existe. O empreendedor precisa aprender a performar sob pressão”, afirma.
Invista na cultura interna
A estratégia só se sustenta quando existe coerência com a cultura da empresa. O especialista orienta que os gestores priorizem o alinhamento de valores na hora de formar equipes.
“A cultura certa acelera o crescimento. Ela sustenta a execução.”
Execute antes de buscar originalidade
Para quem ainda está na fase de concepção do negócio, a recomendação é começar com o que já existe — desde que seja bem-feito. Segundo Bruno, muitos empreendedores travam por esperar uma ideia inédita, quando o diferencial pode estar na forma como se executa algo já conhecido.
“Ideia sem prática não gera resultado. Estratégia mediana colocada de pé funciona melhor do que plano ideal nunca testado.”
Defina um propósito e mantenha o direcionamento
A motivação, segundo o fundador da WIER, é instável. Por isso, a recomendação é ter clareza sobre o impacto que o negócio pretende gerar. O propósito funciona como âncora nos momentos de incerteza.
“Metas não serão batidas todos os dias. O que sustenta o empreendedor é saber por que continua.”
Ouça o cliente e gere valor
O crescimento consistente de uma empresa depende de sua capacidade de gerar valor real para o cliente. Ouvir demandas, adaptar o produto ou serviço e focar nas dores do consumidor são ações que tornam o negócio mais relevante no mercado.
“Venda é consequência. O que importa é entender o que o cliente valoriza”, explica.
Gestão com escuta e disciplina
Para Cadorin, o futuro do empreendedorismo brasileiro será moldado por práticas de gestão que combinam disciplina na execução e abertura à escuta. Ele destaca que empreender continua sendo uma atividade desafiadora no Brasil, mas possível para quem entende o jogo com clareza e consistência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Aluguel de equipamentos de TI ganha espaço e apoia a inovação nas empresas
Por Do Micro ao Macro
Empreendedores negros levam mais tempo para lucrar, mas constroem redes que impulsionam negócios
Por Do Micro ao Macro