Do Micro Ao Macro
10 estratégias do Sebrae para aumentar vendas de pequenos negócios no Natal
Planejamento antecipado e uso da tecnologia estão entre as ações para impulsionar vendas
A proximidade do Natal abre oportunidades para micro e pequenas empresas. Segundo o consultor do Sebrae-SP, Rafael Souza, uma boa estratégia de vendas pode atrair clientes e fortalecer o negócio. Aqui estão dez orientações que ajudam a aproveitar essa época.
1. Comece cedo o planejamento
Defina metas de vendas detalhadas por período, categorias de produtos e funcionários. Organize o orçamento para novos produtos, promoções e contratação de temporários. Também planeje uma reserva financeira para meses de baixa.
2. Prepare o estoque e a logística
Escolha produtos com base na demanda, capital disponível e histórico de vendas. Verifique novos fornecedores e defina os níveis de estoque. Planeje a logística para facilitar a entrega e o armazenamento.
3. Ofereça promoções e fidelize clientes
Crie promoções como combos, cupons e brindes. Use programas de fidelidade, como cashback, e registre dados dos clientes para futuras campanhas de relacionamento.
4. Ajuste o visual merchandising
Revise a fachada, organize a vitrine com tema natalino e otimize o layout da loja para aumentar o fluxo de clientes. Crie espaços de interação visual que atraiam o público.
5. Invista em marketing digital
Atualize horários de funcionamento nas redes sociais e organize postagens com dicas e promoções. Estabeleça parcerias com micro influenciadores locais e simplifique a navegação nas redes, com mensagens automáticas e posts colaborativos.
6. Use a tecnologia e a inteligência artificial
Ferramentas como o ChatGPT ou Gemini oferecem sugestões para decoração e criação de conteúdos persuasivos. Para gerar ideias, insira dados da sua empresa em prompts específicos.
7. Invista em anúncios pagos
Com orçamento disponível, utilize anúncios online para alcançar clientes em redes sociais e buscadores. Desenvolva campanhas temáticas com chamadas que despertem interesse.
8. Desenvolva a network e parcerias
Identifique eventos presenciais e possíveis parceiros que atraiam seu público. Esteja preparado para apresentar seus produtos de forma direta e convincente.
9. Recrute e treine a equipe
Contrate temporários para o fim do ano, definindo funções e critérios de seleção. Use meios variados para divulgar vagas e treine a equipe em processos de venda.
10. Monitore os resultados
Avalie os resultados com base nas metas. Se necessário, ajuste as estratégias para otimizar o desempenho em novas oportunidades.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



